Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Gávea homenageia Helíaco


Gávea homenageia Helíaco


Verdadeira lenda do turfe nacional, Helíaco será homenageado novamente com uma Prova Especial em seu nome.

No seleto grupo dos vencedores do GP Brasil, Helíaco foi um dos poucos a conseguir emplacar duas vitórias consecutivas, tal como Albatroz, Gualicho e Zenabre. Filho de Formastérus e Saphinha, por Trinidad, o castanho nasceu em 1943 nos campos do Haras São José e começou sua brilhante campanha em 1946. Entre seus triunfos, se destacam: GP Derby Paulista (46), GP Ipiranga (46), GP Cruzeiro do Sul (47), GP 16 de Julho (47) e justamente o bi campeonato no GP Brasil (47 e 48).


Helíaco marcou época no turfe nacional sendo treinado por Ernani de Freitas, famoso seu Nhonhô, e contando com as brilhantes direções do chileno Oswaldo Ulloa. Em 1949, no GP Criação Nacional, o craque que então defendia as cores do Stud Linneo de Paula Machado, se despediu das pistas, deixando 16 vitórias e duas colocações em 20 saídas. Um verdadeiro fenômeno.

Além disso seus encontros com a famosa Garbosa Bruleur, de quem tirou a invencibilidade no GP Cruzeiro do Sul 1947 e para quem perdeu a sua nos três mil metros do GP São Paulo, no ano seguinte, entraram para a história.


Levado para criação, Helíaco produziu, entre outros, o derby winner Gomil e Valence, vencedora do GP Diana, ambos no Hipódromo da Gávea.




Por Celson Afonso - Foto: www.harassaojose.com.br

Um comentário:

  1. Ola, é verdade que Heliaco teria sido tri campeao caso nao tivesse sido retirado de um GP Brasil? Por favor esclare;a este caso. Ouvi dizer que ele passou uma noite em claro, perdeu peso e nao teve condi;oes de correr o primeiro GP Brasil de sua carreira.

    ResponderExcluir