Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Daião, o grande vencedor do GP Brasil de 1977



Neste domingo, 18 de dezembro, o Jockey Club Brasileiro homenageará com uma Prova Especial, em 1.400 metros, na pista de areia, para produtos de 3 anos, o craque, na plena acepção da palavra, Daião, vencedor do Grande Prêmio Brasil (G1), do ano de 1977, um dos campos mais fortes dos últimos 40 anos, em belíssima atropelada. Mogambo, ganhador do GP São Paulo (G1), foi segundo, e Don Quixote, o terceiro. O brilhante ganhador foi impecavelmente apresentado por Wilson Pereira Lavor e maravilhosamente dirigido por Edson Ferreira.

Um filho do grande Sabinus e Darsena, por Polyway, o castanho nasceu em 23 de agosto de 1973, criação e propriedade do Haras Serra dos Órgãos, dos conhecidos turfistas Amílcar Turner de Freitas e Bertrand Joachim Kauffmann.

Daião atuou em 12 oportunidades no Hipódromo da Gávea, conquistando cinco vitórias, três de turma e o GP Dezesseis de Julho (G2), também em grandíssimo estilo além da citada prova magna do turfe nacional, e obteve sete colocações (inclusive segundo nos GGPP Conde de Herzberg, G2, o Criterium de Potros, para Tonka, e Linneo de Paula Machado, G1, o Grande Criterium, para Toreador).

No ano seguinte, em 1978, Daião tentou o bicampeonato do GP Brasil, mas finalizou na quarta colocação. O vencedor foi o excelente Sunset, de Fazenda Mondesir. Correu, também, uma vez na Argentina, na areia de Palermo, terminando em sexto nos três mil metros do GP Carlos Pellegrini (G1), de 1977, vencidos por El Muñeco.

É o único cavalo nascido e criado no Estado do Rio de Janeiro, em Teresópolis, a ganhar a prova mais importante do turfe brasileiro.

por Fernando Lopes, com colaboração da Gerência de Turfe
transc. JCB

Um comentário:

  1. Daião foi um grande cavalo. Edson Ferreira um grande jóquei.

    ResponderExcluir