OSTEODISTROFIA FIBROSA
A cara inchada, como popularmente é conhecida a osteodistrofia fibrosa, é um problema nutricional ou da ação excessiva do paratormônio (hormônio PTH) sobre os ossos. O que ocorre nesta doença é uma reabsorção óssea e diminuição da densidade mineral do osso.
Pode ser uma deficiência primária ou secundária, onde ambas levam à substituição por tecido fibroso com a formação de cistos. A deficiência primária é aquela causada pela baixa ingestão de cálcio na alimentação ou pelo desequilíbrio entre cálcio e fósforo. Este desequilíbrio ocorre pelo excesso de ingestão de alimentos ricos em fósforo como o milho e farelo de trigo. Consequentemente como o cálcio não está livre ou esta em desequilíbrio com o fósforo, o organismo do animal retira este mineral dos ossos para o meio e assim manter suas funções adequadamente.
A deficiência secundária é aquela causada pela deficiência de vitamina D nos animais estabulados e que não recebem irradiação solar suficiente, sendo muito mais difícil de ocorrer.
Algumas outras causas como deficiência de cobre, fluorose e envenenamento por cobre, bem como final da gestação e inicio da lactação nas fêmeas também podem levar a osteodistrofia.
Os sinais são visuais e o animal apresenta os ossos da face aumentados de tamanho, deformados e "moles", ou seja, apresenta um aspecto característico de cara inchada principalmente nos ossos facial e maxilar.
Pode ocorrer nos casos mais graves o desprendimento dos dentes, fraturas e as rinites e sinusites.
Para o diagnóstico serão utilizados os exames radiográficos, de sangue e avaliação dos níveis de cálcio e fósforo.
O tratamento consiste na alimentação equilibrada, uso de sal mineral, equilíbrio dos minerais e reposição de cálcio pela via endovenosa, quando necessário, e em dose adequada. Quanto antes se observar o problema, melhor o prognóstico e retorno do animal a uma vida saudável.
Procure sempre um médico veterinário.
Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos
Nenhum comentário:
Postar um comentário