Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Shirocco: consistência germânica na criação brasileira


Shirocco veio em shuttle e estará alojado em Tijucas do Sul/PR

Após ter cumprido a última estação de monta sul-americana no Brasil, no ano passado, o castanho Shirocco volta a fortalecer o “time” de reprodutores que estarão por aqui neste segundo semestre. Eis outra importante vinda via shuttling, que na certa renderá bons frutos à criação brasileira.

Shirocco nasceu em abril de 2001, na Alemanha, país no qual viria a se sagrar como um dos melhores corredores neste início de Século XXI. Em sua estréia, aos 3 anos, Shirocco foi o segundo numa eliminatória, disputada em 2.100 metros na grama, em Krefeld. Depois, encarando uma espécie de “pré-trial” do Derby, Shirocco abandonou o perdedor, vencendo nos 2.100 metros gramados de Mulheim. Competindo como favorito no 169 Oppenheim-Union-Rennen (gr.II), em 2.100 metros na grama de Koln, Shirocco arrematou em terceiro, com o local Malinas levando a melhor no embate em questão. Este mesmo Malinas, no entanto, não foi páreo para Shirocco no Derby Alemão (gr.I, 2.400 metros, grama, Hamburgo), com 4 corpos separando os 2 primeiros colocados.

Líder entre os potros de 3 anos, Shirocco estendeu seus domínios até mesmo entre os mais velhos, quando, em sua apresentação seguinte, levantou o Grosser Pries Von Baden (gr.I, 2.400 metros, grama, Baden Baden). Competindo pela primeira vez fora de seu país natal, o neto de The Minstrel faturou o Gran Premio Del Jockey Club Italiano (gr.I, 2.400 metros, grama, Milão), para cima do ótimo Electrocutionist. Na França, fora terceiro para Pride no Prix Foy Gray D’Albion Barriere (gr.II, 2.400 metros, grama, Longchamp) e depois quarto para Hurricane Run na tradicionalíssima milha e meia do Prix l’Arc de Triomphe (gr.I, Longchamp).

Já testado e comprovado na Europa, Shirocco embarcou então para os Estados Unidos, onde prevaleceu na Breeders’ Cup Turf (gr.I, 2.400 metros, Belmont Park). Em seguida, novamente em território Europeu, Shirocco manteve a série no Jockey Club Stakes (gr.II, 2.400 metros, grama, Newmarket) e na Coronation Cup (gr.I, 2.400 metros, grama, Epson). Na França, Shirocco bateu Hurricane Run e Pride no Prix Foy Gray D’Albion Barriere (gr.II, 2.400 metros, grama, Longchamp), encerrando sua campanha ao finalizar em sétimo no Prix l’Arc de Triomphe. Com 7 vitórias em 13 saídas, Shirocco somou mais de US$ 2,4 milhões em prêmios.

Pai do ganhador de grupo II, e um dos destaques na França neste ano, Grand Vent, Shirocco cumprirá sua segunda estação de monta por aqui neste segundo semestre de 2011. O garanhão retorna através de um shuttling liderado pela Associação dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida do Paraná, e Haras LLC e Santa Rita da Serra, e ficará alojado neste último, em Tijucas do Sul/PR.

O VI Leilão de Coberturas da ACPCPSI/Raia Leve oferece uma cobertura de Shirocco. Clique aqui !

por Victor Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário