Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ivoire: um derby-winner de primeiro escalão


Ivoire pertece ao Haras LLC e Carlos do Santos e está em São José dos Pinhais (PR)

“Contra fatos não há argumentos”, já rezava a velha máxima. E quando um animal apresenta campanha, físico e pedigree irrepreensíveis, não há porque não acreditar no mesmo. É o caso de Ivoire, que agora pede passagem na nova “leva” de reprodutores nacionais.

Crioulo da geração 2003 do Haras São José & Expedictus, Ivoire estreou ainda aos 2 anos, numa eliminatória em 1.600 metros na pista de grama, no Hipódromo da Gávea. O quinto lugar obtido na ocasião precedeu o seu êxito, logo na sua segunda tentativa, quando encarou outra milha na grama no “perdedor”. Na terceira atuação de Ivoire, novamente um páreo em 1.600 metros na grama, só que agora no páreo de até uma vitória: o neto de Hampstead, no entanto, não demonstrou rebate e voltou a vencer, desta feita com mais facilidade, até mesmo, do que na sua então mais recente saída.

Nos seus primeiros contatos com a esfera clássica, Ivoire finalizou fora da “pedra”, por duas vezes, no Clássico Justiça do Trabalho – 1ª Região (L) e no GP Linneo de Paula Machado (gr.I) – nas duas oportunidades, Fuco e Alcazar formaram ponta e dupla, com as duas corridas sendo disputadas em 2.000 metros na grama. Voltando para a seta da milha, Ivoire finalizou em quarto – numa carreira cheia de prejuízos – no Grande Prêmio Frederico Lundgren (gr.III, pista de grama, Hipódromo da Gávea), vencido por Tareco. Reaparecendo no ano seguinte, por ocasião do Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro (gr.I, 1.600 metros, grama, Gávea), Ivoire não se ouve bem sobre um terreno completamente encharcado, ficando a vitória com Ônibus Espacial.

Plena reabilitação, porém, ocorreu no Grande Prêmio Francisco Eduardo de Paula Machado (gr.I, 2.000 metros, grama), onde Ivoire, mesmo largando mal, acionando em último durante a maior parte do tempo, e atropelando por fora de todos os seus adversários no tiro direto, prevaleceu frente à desclassificação de Professor Chico. Depois, no Derby do Grande Prêmio Cruzeiro do Sul (gr.I, 2.400 metros, grama), veio a confirmação: vitória em recorde para a distância, derrotando o ótimo Quatro Mares. Meses depois, em carreira acidentada, Ivoire foi o sexto no GP OSAF (gr.II, 2.400 metros, grama, “trial” do GP Brasil), onde sofreu várias escoriações durante o percurso, sendo a mais grave delas no seu tendão.

As referidas lesões afastaram Ivoire por um ano das competições, com o castanho ensaiando um retorno no mesmo GP OSAF (gr.II), quando acabou sentindo na reta de chegada, não completando o percurso. Em 11 saídas foram 5 vitórias para o filho da também ganhadora de grupo I, Chan Tong.

Ivoire pertence a Carlos dos Santos e ao Haras LLC, e está alojado no Haras São Luiz, em São José dos Pinhais/PR.

O VI Leilão de Coberturas da ACPCPSI/Raia Leve, 13 de Julho, oferece uma cobertura do Ivoire. !

por Victor Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário