Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Glória de Campeão: o bom filho à casa torna


Glória de Campeão pertence ao Stud Estrela Energia e está em Tijucas do Sul (PR)

Hoje, quem tem a oportunidade de contemplar os músculos e expressões de um castanho chamado Glória de Campeão pode se considerar um privilegiado. Afinal de contas, sem exagero algum, este animal está entre os mais importantes cavalos Puro Sangue Inglês já criados no Brasil em todos os tempos.

Da geração 2003, Glória de Campeão foi criado pelo Haras Santarém, e, ainda potro, comercializado no tradicional leilão realizado, ano a ano, pela coudelaria. Coube ao Stud Estrela Energia arrematar aquele animal que, pouco mais de um ano depois, estrearia vencendo uma eliminatória na Gávea (1.200 metros, areia), contra produtos de 3 anos. Depois de finalizar em quarto para o ganhador de grupo I, Ônibus Especial, na prova de até uma vitória, em pista de grama, Glória de Campeão voltou para a areia, onde manteve a sua invencibilidade através de outras duas conquistas neste tipo de raia.

Vitorioso quando da sua primeira incursão clássica, no caso o GP Pres. Antônio T. De Assumpção Netto (gr.III, 1.600 metros, grama, Cidade Jardim), Glória de Campeão venceu também a prova correspondente na Gávea – o GP Gervásio Seabra (gr.II), além de ter feito dois terceiros nas versões carioca e paulista do GP Presidente da República (gr.I, 1.600 metros, grama). Enviado para a França, Campeão chegou até mesmo a atuar em Longchamp, mas foi em Dubai, no DIRC de 2008 que o neto de Clackson realmente mostrou serviço. Segundo colocado em duas etapas do Al Maktoum Challenge, Glória de Campeão voltou para a França, onde atuou somente duas vezes antes do DIRC de 2009. Competindo com destreza nos Emirados Árabes, Glória de Campeão escoltou Well Armed na Dubai World Cup (gr.I, 2.000 metros, areia, Nad Al Sheba), e depois disso, em Cingapura, venceu a International Cup (gr.I, 2.000 metros, grama, Kranji).

Após reaparecer no Arlington Million Stakes (gr.I, 2.000 metros, grama, Arlington Park), nos Estados Unidos, Glória de Campeão retornou para Dubai, agora no moderníssimo Hipódromo de Meydan. E foi lá que o filho de Impression fez história, ao vencer a Dubai World Cup (gr.I, 2.000 metros, tapeta) em 2010, além do Al Maktoum Challenge-Round 1 (gr.III, 1.600 metros, tapeta). Com um segundo a ½ corpo na International Cup (gr.I, 2.000 metros, grama, Kranji), em Cingapura, Glória de Campeão encerrou sua campanha com 25 apresentações, 9 vitórias, e mais de US$ 9,2 milhões em prêmios, sendo o recordista brasileiro em “cifras”.

E agora, Glória de Campeão adentra numa outra importante etapa de sua vida, sendo repatriado pelo próprio Stud Estrela Energia, a fim de cumprir a próxima temporada de monta no haras da coudelaria, em Tijucas do Sul/PR.

O VI Leilão de Coberturas da ACPCPSI/Raia Leve oferece uma cobertura do Glória de Campeão. Clique aqui !

por Victor Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário