Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 6 de julho de 2011

First American: a força de Quiet American na criação brasileira


First American pertence ao Stud TNT e está alojado no Haras Fronteira, em Bagé

Seja para distâncias curtas, intermediárias ou no fundo, seja em pista de grama ou na areia, First American acusa resultados e índices dos mais animadores na criação nacional, a cada ano que se passa. Eis aí, diga-se de passagem, uma ótima possibilidade de elo entre o leading sire na América do Norte, Quiet American, e as linhagens brasileiras.

Assim como o seu irmão materno, Dubai Dust, que também serve como garanhão no Brasil atualmente, First American foi criado nos Estados Unidos pelo Stud TNT. Dono de trabalhos dos mais animadores desde os seus primeiros exercícios, o castanho venceu em sua segunda apresentação, por ocasião de uma eliminatória disputada por produtos de 2 anos em Turfway Park, na distância dos 1.600 metros em pista de areia. Depois de colocar-se nos Lane’s End Breeders’ Futurity (gr.II, 1.700 metros na areia, Keeneland, 4º lugar) e Irquois Stakes (gr.III, 1.600 metros na areia, Churchill Downs, 5º lugar), First American encarou o Florida Derby (gr.I, 1.800 metros na areia), onde foi o quinto colocado.

Logo na sua atuação seguinte, First American venceu o Flamingo Stakes (gr.III, 1.800 metros na areia, Hialeah Park), onde o terceiro colocado foi Vision And Verse, ganhador do Illinois Derby (gr.II) e atualmente reprodutor. Tendo competido, inclusive, no Kentucky Derby (gr.I), First American obteria ainda, na sequência de sua campanha, duas outras colocações clássicas: ele foi o terceiro no Indiana Derby (L, 1.700 metros na areia, Hoosier Park) e quinto no Seattle Slew Stakes (L, 1.600 metros na areia, Keeneland). Com duas vitórias em 13 apresentações, First American alcançou cerca de US$ 259 mil em premiações.

Ingressando como reprodutor no Brasil no ano de 2000, First American teve pelas patas de Ancona (nascida no Uruguai), Cores do Brasil, Timeo e Uncle Tom, os seus 4 principais produtos, uma vez que são estes os seus filhos ganhadores de grupo I. A velocista Tomorrow Morning e o fundista Ki Don Juan, ambos exitosos na esfera clássica, comprovam a afirmação, na cabeça desta matéria, sobre a versatilidade de First American como reprodutor.

First American pertence ao Stud TNT, e se encontra alojado no Haras Fronteira, em Bagé/RS.

O VI Leilão de Coberturas da ACPCPSI/Raia Leve oferece uma cobertura do First American. Clique aqui !

por Victor Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário