Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Saúde Equina, por Tony Gusso

Saúde Equina, por Tony Gusso



ANIDROSE TERMOGÊNICA

Anidrose termogênica ou problemas em "SUAR" é um patologia que acomete cavalos que são submetidos a exercícios intensos, principalmente em regiões de clima quente e úmido.

Vale lembrar que o suor é o principal mecanismo de resfriamento e dissipação do calor para os cavalos quando a temperatura ambiente ultrapassa a temperatura do corpo e é por ele que ocorre a perda de fluido líquido, consistido principalmente de cloreto de sódio e uréia.

Esta alteração com falha das glândulas sudoríparas implica na dificuldade da manutenção ideal da temperatura corpórea, aumento da frequência respiratória, pela compensação do corpo em perder calor através da respiração, diminuição de performance, cansaço, queda e pelos sem brilho e temperatura retal em alguns casos chegando a 41ºC após exercício.

Muitas são as possíveis causas, como a hereditária, falta de adaptação de animais que são acostumados com temperaturas mais frias e são levados a lugares mais quentes e os problemas de origem metabólica e do sistema nervoso central que não estimula a produção do suor.

Assim como a causa o tratamento também é incerto. Muitas são as receitas caseiras e medicamentos usados na tentativa de melhora do quadro. Desde banhos com agua fria, uso de substâncias isotônicas, substâncias vaso dilatadoras, substâncias que aumentem o metabolismo celular, soluções eletrolíticas, vitaminas como a "E" e selênio, dietas pobres em proteínas e menos calóricas até mesmo o uso de ACTH (hormônio adrenocorticotrófico).

O que podemos e devemos fazer de imediato é manter estes animais em baias bem arejadas, longe do calor e do sol e evitar o treinamento nas horas mais quentes do dia.

No menor sinal e dúvida que seu animal não está suando, procure um médico veterinário. Somente ele poderá lhe ajudar no diagnóstico e no tratamento ideal.

Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário