Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

domingo, 1 de abril de 2012

Alcides Morales, um craque na arte de treinar, por Paulo Gama


Aos 83 anos, o treinador Alcides Morales, mais uma vez deu mostra ontem á tarde na Gávea que nasceu para cuidar de puros-sangues de corrida. Addict, castanho de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Alvarenga, levou a melhor no GP Mário de Azevedo Ribeiro, prova central da programação. A retirada do companheiro de cocheira, Tap Is Back, líder da geração com dois triunfos, que apareceu com febre no serviço de veterinária, assustou os apostadores. Mas Addict mostrou classe e preparo perfeito do veterano profissional e atropelou para derrotar Age Beautiful, do Haras Sweet Carol, e Vontade de Matar, do Stud TNT. Emocionado, Alcides Morales comemorou.

"Este é treinado na Gávea e não nos centros de treinamento da região serrana. Mas ele corre de verdade. Em sua última apresentação o Ricardinho já havia me dito que apesar da vitória com certeza poderia melhorar. Ainda estava verde segundo ele. A corrida de hoje comprovou sua classe, pois o páreo não teve ritmo favorável", analisou Morales.

Ganhador de dois GPS Brasil com Anilité e Bowling, ambos do Haras Santa Ana do Rio Grande, e de uma infinidade de provas do calendário clássico, o treinador admite que ainda se emocione em qualquer páreo disputado por seus cavalos. Segundo ele, o seu trabalho é a sua razão de viver, e por isso fica entusiasmado quando tem um potro de qualidade nas mãos. "Eu sempre disse ao doutor Álvaro Novis que ele tinha um potro de primeira comigo. Graças a Deus ele confirmou na corrida as nossas esperanças", falou emocionado. Sobre o segredo para se manter tão eficiente e motivado depois de tantos anos na profissão, ele resumiu com simplicidade.

"A resposta é gostar daquilo que se faz. Se o indivíduo ama a sua profissão, ele já acorda cedo com aquele ânimo de quem vai fazer algo que lhe traz alegria e reconhecimento", ensina com a autoridade de quem possui mais de 3 mil vitórias, ou seja o profissional com mais triunfos no turfe carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário