Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

domingo, 29 de janeiro de 2012

Os cavalos também sofrem de dor de dente!

Atualização sobre saúde bucal dos equinos: "Os cavalos também sofrem de dor de dente!"

Apesar da Odontologia Equina ser um assunto antigo na história da Medicina Veterinária, no Brasil ainda é pouco difundida devido à falta de informação sobre a sua necessidade e benefícios aos cavalos.

A maioria dos atendimentos realizados no Hospital Veterinário Octávio Dupont tem caracter curativo, ou seja, o cavalo para de se alimentar, ou apresenta alguma queixa relacionada a boca, e então é encaminhado para um exame bucal.

No entanto os problemas bucais não estão somente ligados à alimentação, mas também relacionados a forma como o cavalo se comporta nos trabalhos diários e à performance atlética. Esses problemas podem passar desapercebido pelos treinadores ou não ser facilmente demonstrado pelo cavalo, mas eles existem e causam muita dor e encômodo. Portanto, se preconiza o tratamento odontológico em todos os cavalos, principalmente os jovens e atletas como uma forma de prevenção e de melhorar o bem estar animal.

Visite o link abaixo e assista a entrevista sobre Odontologia Equina realizada pela rede record com o Médico Veterinário Ciro P. M. Franco especialista em odontologia equina.

http://www.youtube.com/watch?v=twRhNsHYRe4



Por Juliano Menezes Battisti

CRMV/RJ 10914

Nenhum comentário:

Postar um comentário