Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

terça-feira, 31 de maio de 2011

Saúde Equina, por Tony Gusso

Saúde Equina, por Tony Gusso


BURSITE

É um problema que ouvimos falar com frequência nos Homem, mas que acomete também os animais de um modo geral. A bursite é o processo inflamatório das bolsas sinoviais subcutâneas. Estas bolsas (bursas) tem o objetivo de evitar o atrito entre duas estruturas como tendões e ossos ou músculos, proteger as proeminências ósseas e facilitar o deslizamento da pele sobre os ossos.

As bursas estão localizadas próximas às articulações e sempre que houver esta inflamação ela facilmente poderá ser confundida com as famosas artrites. Desta forma, para o diagnóstico preciso é importante um exame clínico bem apurado e em alguns casos ultra sonográfico.

Como causa, temos principalmente os traumas diretos e constantes como os que ocorrem em animais muito tempo deitados, as lesões causadas por esforços e pelos exercícios intensos. Por estarem próximas, as doenças articulares também podem levar à bursite e por fim alguns processos infecciosos específicos como a brucelose.

A manifestação clínica é comum a todo processo inflamatório, como dor a palpação, aumento de temperatura local, claudicação e principalmente o aumento da bursa causado pela produção excessiva de líquido sinovial. Nos casos crônicos, os sinais acima já não se apresentam da mesma forma e agora há o aparecimento do espessamento da cápsula da bolsa e pele com ausência de dor no local.

Seu tratamento consiste na retirada do liquido sinovial em excesso, uso de antinflamatórios sistêmicos e corticoides intrabursal, massagem local, nos casos das bursites supuradas devemos fazer uso de antibióticos e a retirada cirúrgica da Bursa.

Como podemos ver, o diagnóstico e tratamento dependem de um médico veterinário atento a todos os sinais e um exame que identifique a bursite e sua causa sem confundir com outras patologias parecidas como as artrites por exemplo.

Consulte sempre o seu médico veterinário.

Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário