Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Raia Leve entrevista Ricardo Matas, proprietário do Haras Campestre


Zardana

O conhecido e respeitado criador Ricardo Matas, proprietário do Haras Campestre, que tem tido sucesso com seus produtos nas pistas, concedeu um entrevista exclusiva para o Raia Leve.

Veja abaixo:

RL - Qual o ano de fundação e fale um pouco sobre a história do Haras Campestre.

RM - O início das atividades do Haras Campestre remonta a década de 50. Os animais do haras eram criados pelo meu pai no nome de meu avô Elias Matas e de uma tia Francisca Solés.

O haras ficava localizado na Estância Descuido, em Itaqui. Neste início, o reprodutor era um filho de Romney de nome Mangaz, no meio da década de 60, veio Good Looking, que teve vida curta. Na década de 70, o haras foi transferido para a Estância São Vicente. Neste período sucederam-se alguns reprodutores, e no final da década de 70, com a chegada de So Bold, ocorreu uma mudança de padrão do haras, com animais de mais qualidade e com perfil bem definido de velocidade, que trouxe grande sucesso ao haras. Ainda na década de 70, o pai estabeleceu uma firme amizade com a família Ceriani, dona do importante Haras La Quebrada da Argentina. No início dos anos 80 a importação do reprodutor Ariosto foi um marco, pois além de ter um tipo físico maravilhoso, possuía um pedigree de extrema qualidade.

RL - Quais foram os melhores animais criados pelo Campestre?

RM - Citar os melhores é certamente pedir para cometer injustiças, eu particularmente espero que ele esteja nesta geração que estamos vendendo agora, e vamos continuar trabalhando para que na próxima geração tenhamos melhores. Mas não posso me furtar de citar alguns que nos trouxeram alegrias e esperanças, como Olala, Lago Nero, So Blue, So Sane, So Brilliant, Adige, Santa Bia, Ofanto, Baby Speed, Miss Kin, Alcomo e naturalmente Zardana. Nesta relação tenho certeza que cometi injustiças e os proprietários dos injustiçados que me perdoem o esquecimento. Esclarecendo que os citados já encerraram campanha. Agora a torcida é para que Advogado, Joe Diesel, Tiff, Lady Kiki e outros que estão por estrear nos dêem mais alegrias e esperanças.

RL - Cite alguma alegria em relação aos produtos criados pelo Campestre.

RM - Uma simples vitória é sempre motivo de alegria, mas certamente a maior alegria é quando o telefone toca e é um amigo dando parabéns por uma vitória. As vezes até noticiando a vitória que não sabíamos ainda.


RL - Fale um pouco sobre a escolha dos seus garanhões

RM - O pai sempre foi um homem muito atento ao turfe argentino e durante muitos anos os reprodutores eram selecionados lá. O pai comprou o Campeão Clear Sun, que por problemas de saúde não pode vir. Depois vieram So Bold, Ariosto, Blew By Em, Laramie, Drapeau Tricolore, dono de um pedigree maravilhoso, mas que infelizmente machucou-se e deixou poucos produtos, Rainbow Corner, eu não lembro de um outro reprodutor que tenha produzido o 1º,2º e 3º colocados em uma mesma prova de grupo 1 (G.P. ABCPCC em 2002), Spring Halo campeão da estatística (Gávea) de 2 anos na sua primeira geração. Já os dois últimos reprodutores contou com a assessoria da agente Diego Mascia Silva. E felizmente as opções colocadas a disposição de meu pai ele fez escolhas como sempre maravilhosas. Dois sucessos. True Confidence e Christine’s Outlaw, são reprodutores provados, que nos dão muitas alegrias e que certamente continuarão dando.

RL - Como o senhor explica o sucesso da parceria tão duradoura entre o Campestre e os Haras Balada e Cruz de Pedra?

RM - Tudo é muito fácil quando a palavra que norteia o relacionamento é respeito. Teve no passado e esperamos que continue no futuro.

RL - De onde vem a filosofia do Haras Campestre de não colocar preço-base nos seus produtos nos leilões?

RM - A filosofia que o pai implantou ao longo do tempo virou a cultura do haras e eu quando assumi não podia de forma alguma alterá-la. Nós criamos os nossos produtos com tudo o que for de melhor e estiver ao nosso alcance, quando eles entram na pista de vendas, eles tem que nos retribuir. ELES QUE SE DEFENDAM, é a máxima do haras.

Agradeço a oportunidade de me comunicar através do Raia Leve com a comunidade turfística e gostaria de destacar que o Haras Campestre tem um passado de vitórias e esperamos que um futuro também, tudo graças ao trabalho feito pelo nosso pai João Matas Solés, pela equipe de trabalho extremamente dedicada e pelos amigos, que confiaram e continuam confiando no Campestre.

da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário