Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Saúde Equina, por Tony Gusso

LINFANGITE

Linfangite é o processo inflamatório dos vasos linfáticos dos membros que ocorre normalmente pela ação de microrganismos, como bactérias e fungos.

O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos como os linfonodos, ductos, tecidos linfáticos e vasos, fazendo parte do sistema imunológico e tendo a função de remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais (linfa), absorção dos ácidos graxos e seu transporte e por fim a produção de células do sistema imunológico.

Agora que já conhecemos um pouco a importância do sistema linfático, por este estar ligado diretamente a defesa do organismo, vamos nos ater nesta matéria exclusivamente aos vasos linfáticos.

Como estes vasos tem a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue, esta inflamação pode obstruir ou dificultar a drenagem da linfa e sua circulação, tendo como sinais clínicos desta doença o aumento de volume que vai da parte mais distal do membro afetado para a porção mais proximal, aumento de temperatura local e dor a palpação.

A linfangite pode se apresentar na forma simples (contaminação de feridas) ou ulcerativa (causada por exemplo pela bactéria C. pseudotuberculosis ou pelo fungo Histoplasma farciminosum) sendo a forma simples a mais comum.

Para o diagnóstico o médico veterinário deverá procurar por feridas primárias, observar graus variáveis de claudicação, fazer exames diferenciais para problemas circulatórios como tromboses e exames laboratoriais para identificação do agente infeccioso.

Depois de encontrada a causa, deve-se escolher o medicamento ideal (anti-inflamatórios, antibióticos e antifúngicos), via de aplicação, duração do tratamento e tempo de descanso do animal.

O tratamento da linfangite normalmente é demorado podendo não haver a diminuição total do aumento de volumo do membro atingido.

Por se tratar de uma doença aguda ou sub aguda, procure sempre a ajuda de um profissional qualificado.

Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário