Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 14 de maio de 2011

Estação Metro vira motivo de piada ofensiva a Judeus

Rio - Uma piada que saiu do controle. É assim que Milton Fernandes, 29 anos, define as mensagens que postou no seu perfil no Twitter, o @ateucristao, em que fez piadas de humor negro sobre judeus. Os tuítes geraram polêmica entre seus 5.200 seguidores, que criticaram a postura do tuiteiro.

Tudo começou com a discussão sobre a construção de uma estação de metrô no bairro de Higienópolis, em São Paulo - localidade conhecida por ter muitos moradores judeus. O governo de São Paulo anunciou a mudança nos planos de construir a estação no bairro de classe alta após pressões da Associação "Defenda Higienópolis". No Twitter, diversos usuários fizeram piadas sobre o interesse dos moradores em não ter uma estação de metrô no bairro. Os comentários de Milton, entretanto, foram considerados demasiadamente ofensivos por fazer referências ao holocausto.


Após polêmica, tuiteiro nega ser nazista
"Fiz piadas com judeus, mas obviamente eu não sou nazista, seria até burro da minha parte defender uma 'raça pura' num país miscigenado como o Brasil", se defendeu. "O meu perfil é só de humor e eu não preciso avisar que estou fazendo uma piada a cada tuíte".

Milton diz que vem recebendo ameaças por e-mail, mas não pretende apagar as mensagens já postadas ou desativar seu perfil. Segundo ele, essa atitude seria assumir uma culpa que ele diz não ter.

"Não tenho preconceito algum, foi apenas uma piada. O próprio nome do perfil é uma brincadeira. Como pode alguém ser ateu e cristão ao mesmo tempo? Eu pelo menos não sou nenhum dos dois: sou espírita", esclarece.

Outro que brincou com o holocausto foi o humorista Danilo Gentili, do CQC. "Entendo os velhos de Higienópolis temerem o metrô. A última vez que chegaram perto de um vagão, foram parar em Auschwitz", escreveu no microblog. A Band enviou um comunicado à imprensa informando que apesar de a manifestação ter ocorrido no Twitter, fora do programa da Band, a emissora repudia com veemência esse tipo de brincadeira de mau gosto, e se solidariza com os protestos e com a comunidade judaica.

Um comentário:

  1. O povo judeu nunca soube viver em paz, sempre na historia é o povo que sempre provoca briga entre outros povos. "ËU NUNCA GOSTEI DO POVO JUDEU, SEMPRE OS REPUDIEI POR SEREM HIPOCRITAS, COMO UM POVO SE DIZ SER RELIGIOSO E CAUSANDO BRIGAS?". EU NAO SOU NAZISTA, E TAMBÉM ODEIO NAZISTA, OS NAZISTAS TAMBEM SAO OUTROS COVARDES E DEGRAÇADOS

    ResponderExcluir