Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Nos bastidores do Tarumã: Alta Vista encerra campanha


Alta Vista: corredora do mais alto padrão



Agora é oficial. A melhor potranca nascida em 2008 no Brasil, Alta Vista, não mais voltará a competir. Após o seu forfait no GP 25 de Janeiro (gr.II), a pensionista de Amilton Aquino de Farias aguardou pouco mais de uma semana para embarcar no caminhão que teve como destino o Haras Cifra, localizado em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba.

“Deu uma dor imensa no coração de embarcá-la para o haras. Ela nos deu muitas alegrias, e é uma pena termos de encerrar a sua campanha tão cedo”, disse Farias, numa declaração comovida à nossa reportagem. Alta Vista sofreu uma lesão na chamada cápsula no boleto, cujo grau de intensidade faz da recuperação um procedimento sem garantias, mesmo se utilizando de intervenções cirúrgicas. “O seu contratempo físico possui prognóstico de difícil recuperação e com procedimentos cirúrgicos que concluímos serem demasiadamente arriscados e com alto grau de sofrimento para ela”, explicou Alexandre Frare, criador e proprietário da ótima corredora.

Alta Vista deixa as pistas com seis vitórias em nove exibições, sem nunca ter competido fora da esfera clássica. Ganhadora, tanto na grama quanto na areia, de provas de primeiro escalão que foram dos 1.100 aos 2.000 metros, a excelente fêmea alcançou as suas principais vitórias por ocasião dos Grandes Prêmios João Cecílio Ferraz (gr.I), Barão de Piracicaba (gr.I) e Diana (gr.I), tendo lhe faltado apenas o GP Henrique de Toledo Lara (gr.I) para a conquista da Tríplice Coroa. Pertencente à primeira geração do irlandês Amigoni, Alta Vista tem como genitora a também clássica Bella Cy, cujo pai, Belo Colony, além de ótimo animal em pista, também logrou êxito na reprodução – tendo desaparecido recente e precocemente.

Confira abaixo mais notícias vindas dos “bastidores do Tarumã”:

Andros também encerra campanha – O mesmo caminhão que transportou Alta Vista do Hipódromo do Tarumã até o Haras Cifra, também “carregou” o arenático Andros (Amigoni) que, a exemplo da balada companheira de “barn”, teve a sua campanha encerrada de maneira prematura. O filho da ganhadora do “OSAF”, Engualichada, sofreu uma séria lesão no sesamódeio da dianteira direita. Dono de três vitórias em seis saídas, o defensor do Stud Galope venceu o GP Ricardo Lara Vidigal (gr.III) e foi segundo para o recorde de Take The Money no GP Pres. Antonio Correa Barbosa (gr.II), ambos disputados no ano passado, em Cidade Jardim.

Eleições da ACPCCP movimentam a vila hípica – Na próxima terça-feira, dia 14 de Fevereiro, a Associação dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida conhecerá o seu novo presidente. Uma das entidades do gênero mais respeitadas e solidificadas do turfe nacional, a ACPCCP é atualmente presidida pelo criador e proprietário Roberto Belina. Disputarão a diretoria as chapas encabeçadas por Jael Bergamaschi Barros (representando a situação) e Darar William Zraik (candidato da oposição).

De passagem por Curitiba – Bridão revelado na Escola de Aprendizes do Jockey Club Paraná, Rafael Oliveira, ora em férias no Brasil, vem comparecendo aos matinais do Tarumã. O piloto atualmente se encontra radicado no turfe sueco, onde atua juntamente de outros brasileiros, a exemplo de Valmir de Azeredo, Rafael Schistl e Marcos Robaldo.

E a debandada continua... – Nos próximos dias uma das mais tradicionais coudelarias do turfe paranaense irá transferir a totalidade dos seus animais – que se encontram alojados no Tarumã – para outro centro turfístico do país. Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia, cujos detalhes (infelizmente) não demorarão a vir à tona. Mas acredite se quiser: ainda tem gente achando que está tudo muito bem, tudo muito bom...

Começa a Tríplice Coroa no JCP – Na sexta-feira do dia 17 de Fevereiro, o Hipódromo do Tarumã promoverá nove corridas, com destaque para a abertura da Tríplice Coroa Paranaense de 2012. O Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente (L), em 1.600 metros na areia, recebeu inscrições de sete potros: Quebonitoé, Viva Pancho, Vôo Livre, Comandante Fahim, Florenzo, Fernand Gais e Ivorhon. Eis uma das mais tradicionais corridas do calendário clássico paranaense, e que pinta como atração espcialíssima na reunião.

Começa a Tríplice Coroa no JCFRG – Nesta quinta-feira se encerra o “enfrene” dos animais anotados para a 1ª Prova da Tríplice Coroa da Cancha Reta, que será realizada nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro, no Jockey Club Fazenda Rio Grande. A carreira, que leva em seu nome a homenagem ao “turfman” Silvio Batista Piotto irá contar com algumas das mais tradicionais fardas da cancha reta nacional. O inovador projeto encabeçado por Paulo Irineu e Luis Felipe Pelanda é pedida das melhores para os turfistas de Curitiba e região – e é claro, para os aficionados de outras localidades também – no fim de semana.

Vai longe – Após estrear com fácil vitória na semana do “Ramírez”, o potro brasileiro Craque de Ouro (Choctaw Ridge), de criação do Haras San Francesco e propriedade do Stud Portunhol, repetiu a dose em Maroñas, no Uruguai, por ocasião da jornada realizada no último domingo. Vencendo na melhor marca do dia (melhorando, inclusive, o tempo de um clássico disputado no início da jornada) para os 1.100 metros na areia, o futuroso corredor segue invicto. Ele é treinador por Ricardo Colombo, que por muitos anos militou no turfe brasileiro, radicado no Tarumã, em Curitiba.

Em tempo – Vibramos com a notícia de que Uvaranas voltará a promover corridas. Hipódromos satélites, de tamanho mais tímido em relação às ditas “matrizes”, são de extrema importância para o turfe nacional, sem falar na inevitável geração de mais e mais empregos. E o simpático hipódromo localizado em Ponta Grossa não foge à regra!

por Victor Corrêa
foto Paulo Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário