Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Haras Las Madres traz égua Galileo na linha de Kincsem


Pure Luck (Galileo) é um reforço na criação brasileira

Na última semana chegaram ao Haras Las Madres (localizado em Piraquara, a 15 minutos do Jockey Club do Paraná e próximo aos Haras Cifra e Girassóis) 3 novas reprodutoras, arrematadas em Novembro na Inglaterra.

As éguas são filhas de Diesis, Fantastic Light e Galileo, sendo em especial estas ultimas sem dúvida reforços de peso para a criação nacional.

Emilion, inglesa nascida em 2003 e ganhadora, é filha do supercraque Fantastic Light. Cavalo ganhador de quase 9 milhões de dólares, este filho de Rahy venceu 6 provas de Grupo 1 em 4 países, conquistou 4 títulos internacionais, entre os quais “Campeão Mundial” em 2000 e 2001. Hoje este “fantástico” garanhão serve na seção do Sheikh Mohammed no Japão. A mãe de Emilion foi ganhadora “Black type” na origem e colocada em Grupo 2, sendo irmã de ganhador de grupo. Ela tem 1 produto 2008 por Shirocco e um 2009 por Zamindar para estrear, e chegou ao Brasil trazendo a prenhez de Excellent Art, notável “sprinter/miler” que hoje cobre a 10 mil euros na Coolmore na Irlanda, sendo ganhador de G1 e já pai clássico. A linha baixa de Emilion é a mesma da grande Sayyedati, 3 vezes campeã européia e 5 vezes ganhadora de G1.

Já Pure Luck, também nascida na Inglaterra em 2008, é uma das raríssimas filhas de Galileo na criação sul-americana. Galileo venceu o Derby de Epsom e o Irish Derby, mais o King George etc, e produziu 21 ganhadores de Grupo 1 até o momento, inclusive o invicto Frankel, líder mundial em 2011. Este filho de Sadlers Wells na ganhadora do Arco do Triunfo Urban Sea é considerado hoje “o centro do universo para a indústria do cavalo na Europa”. Pure Luck tem por mãe uma ganhadora do importante Oaks Trial, Birdie, e traz a prenhez do consagradíssimo Pivotal, notável “sprinter” cobrindo hoje na tradicional Cheveley Park por 45 mil libras – quase 150 mil reais!

Pure Luck descende por linha materna de uma família clássica euroéia, e que remonta diretamente a uma das maiores glórias da criação mundial em todos os tempos, a inigualável e imbatível Kincsem, que efetivamente merece um comentário à parte. Nascida na Hungria em 1874, Kincsem (que em magiar significa “meu tesouro”) venceu todas as 54 corridas que disputou no último quarto do século XIX, sendo um ícone na Hungria, onde tem inclusive estátua em tamanho natual em praça pública (não por acaso chamada “Kincsem Park”), ao lado justamente do “Museu Kincsem”.

Campeã de todos os clássicos em sua terra natal, inclusive 1000 e 2000 Guineus, Oaks 4 vezes, St. Leger etc, Kincsem também venceu o Derby Austríaco, 3 vezes o GP de Baden-Baden na Alemanha, a Goodwood Cup na Inglaterra, o GP de Deauville na França e inúmeros outros clássicos. Dos 2 aos 7 anos, 54 atuações e 54 vitórias, algo que certamente jamais será igualado.

E, para tornar ainda mais extraordinária a incrível história desta corredora, na reprodução ela gerou 5 produtos: Boudagyongye (campeão do Derby Alemão), Ollyan Nincs (campeão do St. Leger húngaro), Talpra Magyar (não correu, mas foi pai de ganhadores do Derby e do St. Leger na Hungria e do GP de Baden-Baden na Alemanha), Kincsor (2º no Derby Austríaco e favorito do Derby Alemão) e Kincs (não correu, mas foi mãe e avó clássica na Europa).

No total, as 3 filhas de Kincsem produziram como mães nada menos do que ganhadores de 41 provas clássicas na França, Alemanha, Itália, Áustria e Hungria. Kincsem morreu de cólicas em 17 de Março de 1887. Todos os jornais da Hungria publicaram páginas em luto no dia de sua morte, e a bandeira nacional ficou a meio-pau. Uma parte desta linda história, que atravessou o século XX, está agora também presente nos campos nacionais.

O Haras Las Madres possui atualmente 2 seções em Piraquara, a cerca de 15 minutos do Hipódromo do Tarumã. A primeira seção é onde encontra-se a sede do haras e o reprodutor, e a segunda é o antigo Haras Independência, a apenas 5 minutos da seção 1, e onde estão a maioria das reprodutoras.

O garanhão do haras é o múltiplo clássico e Grupo 1 na Inglaterra e Irlanda Red Rock Canyon (Rock of Gibraltar na Oakswinner Imagine, por Sadlers Wells), que em corrida defendia os interesses de Michael Tabor, um dos titulares da Coolmore/Ashford, maior conglomerado turfístico europeu. A primeira geração de Red Rock Canyon nasceu em 2011 e é de ótima qualidade.

Acrescido à investimentos de peso como este, e dispondo de ótimas correntes sanguíneas, de qualificada mão de obra, boas pastagens e de empenho em fazer o melhor, o novel Haras Las Madres está sem dúvida no caminho do sucesso, ainda mais trazendo um pouco de uma das mais encantadoras histórias do turfe mundial para dar sorte!

Fonte: TBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário