Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Luiz Rigoni, o eterno “Homem do Violino”


No domingo, dia 05 de fevereiro, mais uma vez, o Jockey Club Brasileiro homenageará o lendário jóquei Luiz Rigoni, o eterno Homem do Violino. A prova, uma Listed em 1.600 metros, na pista de grama, reunirá dez competidores: Gamão (Gladston Figueiredo Santos Jr.), Top Point (Stud Estrela Energia), É do Sissi (Stud BPM Giants), Proven Right (Stud Palurape), Poet Keats (Fernando Alvim Menezes de Carvalho), Space Runner (Stud Estrela Energia), Tsonga (Stud TNT), Matéria Prima (Stud Patylippe), Vincent (Stud Rio Dois Irmãos) e Gorino (Stud Amigos da Barra).


Paranaense, Luiz Rigoni começou sua carreira em Curitiba, mas aos 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro e o Hipódromo da Gávea teve o priviégio de ver nascer uma lenda em suas raias. Desde a primeira vitória, no dorso de Que Lindo, Rigoni conquistou uma legião de fãs, que aos brados de “Dá-lhe Rigoni! Dá-lhe Rigoni” viram o freio abrir espaço no meio de feras como Juan Marchant, Francisco “Pancho” Irigoyen, Osvaldo Ulloa, "El Negro"Diaz e Pierre Vaz, entre outros.

Com mais de 1800 vitórias em seu curriculum, somente na Gávea foram 1367, chamado de o Homem do Violino pelo seu modo de passar o chicote por entre as orelhas do cavalo e tido por muitos como o maior jóquei de todos os tempos, Rigoni venceu sete estatísticas no Rio de Janeiro e montou também em Cidade Jardim, onde inclusive em todo o seu período final como piloto era o oficial das cores preto e verde em listras verticais do Stud Seabra.


Rigoni venceu o GP Brasil em três oportunidades: El Aragones (Ramazon e Ei-Chu, por Sparus), em 1954, Viziane (Coaraze e Passion, por My Love), em 1970, e com o argentino Terminal (Maniatico e Porta de Randall, por Avro), em 1971. O GP São Paulo, foi conquistado duas vezes pelo “Homem do Violino”, em 1948, com a fantástica Garbosa Bruleur (Tintoreto e Lolita, por Ksar), derrotando o até então invicto Helíaco, e no ano seguinte, no dorso do irlandês Saravan (Legend Of France e May Wong, por Rustom Pasha), de propriedade da família Peixoto de Castro.


Um mito, Rigoni participou de filmes e, muito recentemente, pode ser visto na reprise da novela Roque Santeiro, no Canal Viva (36 da NET e 37 nas outras operadoras) envergando a farda do Haras Santa Maria de Araras convidado que foi pelo personagem de Lima Duarte (Sinhozinho Malta) para montar um cavalo de sua propriedade num desafio dos sexos, contra uma égua da personagem de Regina Duarte (a Viúva Porcina). E tem um curta em sua homenagem: "Dá-lhe Rigoni".


Luiz Rigoni
foi um dos personagens que ajudou a construir a história do turfe com seu talento único para montar um puro sangue inglês. O Homem do Violino faleceu em 3 de agosto de 2006, aos 80 anos, na capital paulista, vítima de uma pneumonia.

por Fernando Lopes com assessoria da Gerência de Turfe – foto: internet
Divulgando o Turfe

Nenhum comentário:

Postar um comentário