Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Em dia de Show de Marcelle, mais uma “bola fora” da Comissão de Corridas da Gávea


No Hipódromo da Gávea, a cada páreo em que há alguma reclamação, o clima é tenso. Às vezes, nada sequer justifica a reclamação, mas o direito de reclamar faz parte do próprio direito democrático. Assim, basta que os comissários de corridas, com seus “doutos conhecimentos turfísticos”, vejam o páreo e analisem de que lado está a razão, pois cabe a eles a tarefa, sempre árdua, de julgar.

No décimo páreo do último domingo, Confidential Lady cruzou a meta vitoriosa, com Princesa Gabi na segunda colocação. Um páreo muito bem disputado, com vitória da potranca dirigida por Marcelle Martins. Provavelmente, a mais bela direção, até o momento, dada pela joqueta aprendiz. Depois de uma habitual ótima largada, Confidential Lady foi para a dianteira. No entanto, como o piloto de Now Boarding fez questão de correr na frente, Marcelle poupou sua conduzida da briga inicial. Chegou a estar em quarto no final da última curva, mas sempre próxima à cerca interna. Na reta, no momento exato em que se abriu uma passagem entre Now Boarding e Vallenar, Marcelle investiu com sua Confidential Lady e retomou a vanguarda. No mesmo instante, Princesa Gabi, que corria em quinto, avançou na reta, por fora, e se chegou para dentro, na tocada enérgica do bicampeão Dalto Duarte, em mais um desses finais de emoção que valorizam o esporte. Nos últimos metros, ao “trocar de mãos”, Confidential Lady foi um pouquinho para fora, mas nada que justificasse a desclassificação, pois não houve choque nem prejuízo. Ganhou quem mereceu ganhar. No disco, uma cabeça separava a vencedora, Confidential Lady, da segunda colocada, Princesa Gabi.

Na pista, tudo perfeito. Fora dela, porém, começaram os problemas: o jóquei da perdedora, fazendo uso de seu direito, reclamou ter sido prejudicado pela ganhadora. Depois de ver e rever exaustivamente a reta do páreo, a Comissão de Corridas, em vez de referendar o resultado da pista e dar os parabéns à única joqueta em atividade no turfe carioca pela belíssima direção, decidiu desclassificar a ganhadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário