Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Saúde Equina, por Tony Gusso


DESLOCAMENTO DORSAL DE PALATO MOLE

O palato, céu da boca ou teto da boca, tem a função de separar a cavidade oral da nasal e é dividido em palato duro, porção anterior e perto dos dentes e palato mole que fica na porção posterior da garganta, junto a faringe.

Quando ocorre o deslocamento do palato mole e por sua vez o aprisionamento da epiglote com o animal galopando em alta velocidade, em exercícios intenso e consequente respiração muito rápida, ocorrerá uma obstrução parcial das vias aéreas geralmente com a presença de um ruído respiratório (gorgolejar) na expiração.

O animal pode, pela diminuição da passagem do ar e respiração insuficiente, diminuir ou parar o exercício, abrir a boca, esticar o pescoço e até mesmo emitir um som como se estivesse engasgando com tosse e intolerância ao exercício.

Este deslocamento possui inúmeras causas e neste artigo irei citar algumas delas para seu conhecimento: a faringite e a hiperplasia linfoide grave, algumas neuropatias e lesões nos IX e X pares de nervos cranianos, responsáveis respectivamente pela percepção gustativa e percepções sensoriais da faringe, laringe e palato. Atrofia da musculatura do palato, intoxicações, diminuição do diâmetro nasofaríngeo e da distância faríngeo epiglótica, epiglote hipoplásica, diminuição do tônus da faringe e retração da língua com elevação do palato mole e da laringe.

Aliado aos sinais clínicos, o exame endoscópico é a melhor forma de fechar um diagnóstico, ainda mais se realizado com o animal se exercitando como nas vídeo endoscopias realizadas em esteiras de alta performance.

O tratamento consiste em seu inicio no uso de anti inflamatórios e repouso na tentativa de controlar todo e qualquer processo inflamatório respiratório. Quando não obtemos resultado satisfatório com tratamento clínico, a opção é a cirurgia através de inúmeras técnicas e abordagens diferentes em função da causa do deslocamento. No caso dos animais de corrida o uso de aparelhos para amarrar e fixar a língua tem sido utilizado com grande eficiência, aumentando em muito a performance e resultado dos animais.

Consulte e tire suas dúvidas com seu médico veterinário, somente ele poderá esclarecer, diagnosticar e evitar maiores danos e consequências a saúde do seu animal.

Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário