Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Molengão: jeito americano, feito no Brasil

Molengão pertence ao Stud TNT e está alojado em Bagé

Mesmo com praticamente toda a sua campanha tendo sido desenvolvida nos Estados Unidos, e com um “jeitão” de meio-fundista norte-americano, Molengão é produto tipicamente brasileiro. Continuador de Royal Academy, o neto de Locris é filho de uma das mais importantes matrizes do turfe brasileiro, a ganhadora de grupo I Court Lady.

“Cria” do Stud TNT no ano 2001, Molengão estreou aos 3 anos, em julho de 2004, no Hipódromo da Gávea. A corrida em questão era uma eliminatória, na distância dos 1.300 metros em pista de areia, onde Molengão, vencendo por mais de 11 corpos, cravou assombrosos 78 segundos para a distância. A vitória chamou tanta atenção que abandonar o “perdedor” foi o bastante para o alazão ser enviado para os Estados Unidos. Estreando no Hemisfério Norte em março de 2008, Molengão obteve a sua primeira vitória no mês seguinte, num allowance, disputado em Hollywood Park, na distância dos 1.700 metros na areia.

Depois de finalizar fora do marcador no Californian Stakes (gr.II) e obter dois terceiros em allowances, Molengão abriu o ano de 2005 vencendo um allowance em Santa Anita, em 1.700 metros na areia. Quarto no All American Handicap (gr.III, 1.700 metros, areia, Golden Gate), Molengão voltou para a chamada do allowance, onde foi quarto, e depois arrematou em sexto no Charles Wittingham Memorial Handicap (gr.I). Suas primeiras experiências bem sucedidas na esfera clássica vieram em seguida, com um segundo no Sunset Breeders’ Cup Handicap (gr.II, 2.400 metros, areia, Hollywood Park) e um terceiro no Native Diver Handicap (gr.III, 1.800 metros, areia, Hollywood Park).

O San Antonio Handicap (gr.II, 1.800 metros, areia, Santa Anita) marcou a primeira conquista clássica de Molengão, que logo na sequência perderia páreo sem nome para Lava Man no Santa Anita Handicap (gr.I, 2.000 metros, areia). Vitorioso no Mervyn Leroy Handicap (gr.II, 1.700 metros, areia, Hollywood Park), Molengão arrematou em quarto na Hollywood Gold Cup (gr.I, 2.000 metros, areia, Hollywood Park), encerrando sua campanha com uma descolocação no San Pasqual Handicap (gr.II). “Passando a régua”, foram 5 vitórias em 17 saídas, e pouco mais de US$ 600 mil em prêmios.

Molengão ingressou na reprodução no Brasil, em 2008. Ele pertence ao TNT, e está alojado na base da própria coudelaria, em Bagé/RS.

O VI Leilão de Coberturas da ACPCPSI/Raia Leve oferece uma cobertura do Molengão.
os lances já estão valendo e vencerá a maior oferta que tiver sido apresentada até as 21 horas do dia 13 de julho próximo

por Victor Corrêa
www.raialeve,com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário