Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 2 de julho de 2011

GP Brasil, Começam as preparatórias para o Meeting

O Jockey Club Brasileiro já respira GP Brasil, funcionários já começam a preparação do maior evento de turfe carioca e nas pistas não é diferente.

Esta semana tem as primeiras preparatórias para as principais carreiras da semana máxima do turfe nacional.

Neste sábado, será disputada a famosa prévia do GP Major Suckow (G1), o Grande Prêmio Cordeiro da Graça (G2), carreira destinada a produtos de dois anos e mais idade, em 1.000 metros na grama. Mas, este ano, os prováveis favoritos na semana do GP Brasil estão de fora da preparatória, já que Desejado Thunder (Stud Alvarenga), que tenta o bicampeonato, e Berlino Di Tiger (Stud Sampaio), revelação “paulista”, correram um G3 em São Paulo na última semana e vão direto na prova principal.


Vale lembrar que o Cordeiro da Graça era uma prova destinada a éguas de três anos e mais idade, também em 1.000 metros, até ofinal dos anos 50. Clareira e Bucarest, por exemplo, venceram a carreira, que depois foi aberta aos machos e passou a ser conhecida como o "trial" para o Suckow.

Já neste domingo, éguas de quatro anos e mais idade encaram os 2.000 metros do GP Adayr Eiras de Araújo – Taça Onze de Julho (G2), que celebra a inauguração do Hipódromo, ocorrida em 1926. Esta prova costuma a indicar a favorita do GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1), no sábado do nosso meeting máximo, o Brasil das éguas.

Convém saber que algumas craques levaram duas vezes este páreo, como Extra, Bucarest, essas nos anos 50 e Fausse Monnaie, nos anos 80. Tivemos ainda casos especiais, como os de Tirolesa (1949,50 e 51) e Queen Desejada (2001), que venceram o Onze de Julho (como então era denominado) e depois desbancaram os machos no GP Brasil (G1). A primeira em 3.000m (o 11 de Julho era à época na milha), a outra em 2.400m, e o páreo preparatório já nos 2.000m.




Por Celson Afonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário