Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Flávio Obino Filho é indicado para presidir a Câmara de Equideocultura do Min. da Agricultura

Na última reunião da Câmara de Equideocultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o pecuarista e criador de mangalarga marchador Pio Guerra, representante da Confederação Nacional da Agricultura - CNA, comunicou o seu afastamento da presidência da Câmara e o colegiado, por unanimidade, indicou o criador de PSI Flávio Obino Filho, titular do Haras Capela de Santana e do Stud Casablanca, e atual vice-presidente da ABCPCC, como seu novo presidente.

Será a primeira vez que um representante do turfe assumirá a presidência do mais importante órgão da cadeia produtiva do cavalo do país. A Câmara é a responsável oficial pela interlocução do setor produtivo com o Governo Federal e é integrada pela CNA, associações de criadores das raças Crioulo, Árabe, Cavalo de Corrida, Mangalarga Marchador, Quarto de Milha, Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Eqüídeos, Associação Nacional de Equoterapia, Confederação Brasileira de Hipismo, Embrapa, Ministério da Defesa, JCB, JCP, JCRGS e JCSP.

A solenidade de posse será realizada no final de agosto durante a Expointer, tradicional Feira Agropecuária de Negócios que se realiza no Rio Grande do Sul. Na mesma oportunidade será realizada nova reunião da Câmara.

O desafio do novo presidente é colocar em prática todas as ações pontuadas na Agenda Estratégica da Câmara para o período 2010-2015, que foi entregue em mãos ao Ministro da Agricultura Wagner Rossi em recente reunião, já tendo sido a Câmara representada por Flávio Obino Filho.

Segundo Obino Filho o “turfe” é um dos nove temas prioritários da Câmara é está sob a responsabilidade exclusiva do Grupo de Revitalização do Turfe, formado pela ABCPCC e os quatro principais jockeys club. A reavaliação do processo de simulcasting internacional, a alteração da base de cálculo da antiga taxa da CCCCN, a discussão da proposta de uma nova Lei do Trufe e a criação de estrutura técnica operacional com atribuições específicas para tratar dos assuntos relacionados ao turfe estão na pauta do Grupo.

Também cabe a Câmara desenvolver ações de vital importância para o negócio cavalo, que são de interesse de criadores e proprietários de cavalos de corrida e das entidades promotoras de corridas.

A Câmara recentemente criou Grupos de Trabalho integrados pela ABCPCC e os jockeys para tratar de assuntos como o estabelecimento de medidas que possibilitem o reconhecimento de áreas livres de enfermidades (haras, jockeys, corredores sanitários) e de regras em que animais de competições oficiais e padreadores tenham seu transito facilitado; agilização de acordos sanitários internacionais para importação e exportação; elaboração de cartilha orientadora de procedimentos legais exigidos para a exportação e importação; fortalecimento da implementação de programa nacional de vigilância do mormo com vistas à sua erradicação; e fortalecimento do controle da anemia infecciosa.

A Câmara também está envolvida na criação de uma Divisão de Sanidade específica para eqüídeos dentro da estrutura do Ministério; está atuando junto às instâncias responsáveis pela Olimpíada de 2016 na adequação do terminal de cargas vivas de Viracopos; está elaborando um estudo com vistas a racionalizar a incidência de carga tributária sobre os insumos da criação do cavalo, buscando, também, isonomia de tratamento entre a bovinocultura e equideocultura selecionada (venda de reprodutores e insumos); e trabalhando em linhas de crédito e seguro para a equideocultura.

Obino Filho reconhece que a agenda é extensa, mas enaltece o papel estratégico da Câmara para coordenar as demandas da cadeia produtiva do cavalo. “O meu novo papel é de coordenador das ações dos vários players do negócio cavalo, mas o turfe e a criação do cavalo de corrida continuarão recebendo a minha atenção total e centralizarão minha energia em realizar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário