Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Saúde Equina, por Tony Gusso

ORQUITE

Orquite, um processo inflamatório que acomete os testículos, pode ter como causa um trauma direto como batidas, pancadas, coices ou mesmo processos infecciosos como exemplo a brucelose.

Esta inflamação pode acometer um ou os dois testículos e como sinal clínico o animal apresentará dor a palpação, aumento de temperatura local, perda da forma anatômica normal, dor ao caminhar e nos casos mais graves dificuldade em se levantar, bem como queda de performance e a presença de sangue na urina (hematúria).

Além da orquite, o epidídimo, que é uma estrutura que fica junto ao testículo e é responsável pela coleta e armazenamento dos espermatozoides, pode inflamar concomitantemente.

Devido a estes processos, a esterilidade pode ocorrer de forma temporária ou permanente bem como a queda da qualidade da produção espermática e a qualidade dos espermatozoides. Outra consequência é o processo autoimune com a formação de anticorpos anti espermatozoide. Por este motivo é grande a importância dos exames andrológicos após o tratamento.

Uma outra avaliação que deverá ser realizada é a presença ou não de edemas e sangue na bolsa escrotal ou mesmo a hidrocele, que é a presença de liquido entre o testículo e a túnica vaginal, uma estrutura que recobre o testículo.

O tratamento deverá ser realizado com duchas locais, anti inflamatório e nos casos onde o tratamento não obteve resultado ou a identificação da inflamação tenha sido realizada de forma tardia, a orquiectomia (castração) deverá ser indicada.

Consulte sempre seu médico veterinário.

Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário