Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Saúde Equina, por Tony Gusso

EPISTAXE

Hoje abordaremos mais um tema referente ao sistema respiratório, a EPISTAXE, que é a perda de sangue pelas narinas.

A epistaxe, hemorragia nasal ou rinorragia pode ser uni ou bilateral. Ocorre pela rica vascularização desta mucosa, se dividindo em anterior e posterior simplesmente para facilitar a localização anatômica deste sangramento.

A epistaxe anterior se restringe a porção final do trato respiratório, ou seja, a mais próxima ao exterior da narina e posterior, que tem sua localização na porção mais interna deste sistema como a laringe, faringe e pulmão.

Como causa deste sangramento podemos ter os traumas diretos sobra a narina e a cavidade nasal, as fraturas dos ossos nasais, feridas na mucosa nasal, processos alérgicos, infecções bacterianas e virais, ambientes muito secos e até mesmo uma simples fragilidade vascular da mucosa nasal assim como a que acontece nos humanos.

Nos casos mais graves o sangramento pode ter origem nas bolsas guturais, lesões na faringe, doenças respiratórias graves como as broncopneumonias e hemorragias pulmonares causadas por exercício.

Em todos os casos o animal apresentará algum nível de dificuldade respiratória, desconforto, podendo haver auscultação patológica das vias aéreas, bem como apatia, diminuição do apetite e os sinais clínicos do quadro infeccioso quando este for a causa do sangramento (Infecções).

Depois de diagnosticado o sangramento o próximo passo será cessa-lo, seja por compressão, gelo ou ducha na cabeça e região nasal, termo cauterização, eletro cauterização ou com o uso de medicamentos sistêmicos e locais através de sondagem.

O exame endoscópico é a melhor forma de se identificar e localizar o sangramento. Os exames ultra sonográficos pulmonares e os exames laboratoriais poderão ser usados também no auxilio para diagnosticar a causa e identificar os quadros secundários.

Consulte sempre o médico veterinário e faça um bom trabalho na prevenção das doenças.

Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos


Nenhum comentário:

Postar um comentário