Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dividida entre Samba e Pastor, Luiza Almeida tem até 30 de junho para escolher qual cavalo vai montar em Londres


borges_luciano às 17:10

Samba está com Luiza Almeida desde que a amazona de 20 anos começou no esporte Foto: Eládio Machado/Terra
Por Luciano Borges

Uma amazona dividida entre dois cavalos. Luiza Almeida tem até o dia 30 de junho para comunicar à Federação Equestre Internacional se vai montar Samba ou Pastor nos Jogos Olímpicos de Londres. A brasileira de 20 anos anda com o coração balançando.

Samba é um cavalo com que Luiza forma conjunto desde que começou a carreira no adestramento. Foi com ele, que a jovem amazona conquistou a maioria dos pontos que lhe deram a vaga na Olimpíada de Londres. “Ele quer muito ir para Londres. Está muito mais competitivo”, disse.

O problema é que Pastor, um cavalo lusitano que foi dado de presente à Luiza pelo pai dela, o empresário Manuel Tavares de Almeida, tem um perfil mais favorável à prova. “O porte dele é mais adequado. É maior tem porte”, afirmou.

De um lado, o parceiro de longa data, que ajudou a amazona a ganhar bronze no Pan do Rio 2007 e foi com ela aos Jogos de Pequim em 2008. De outro, um animal tranquilo que vem sendo montado há um ano e já participou dos Jogos Panamericanos de Guadalajara, quando o conjunto Luiza/Pastor terminou em oitavo lugar.

No ultimo domingo, no Clube Hípico Santo Amaro, Luiza montou os dois animais, um em cada sessão do torneio. Pontuou o suficiente para conseguir a única vaga da América Latina nos Jogos de Londres. Desde o dia 1 de março de 2011, os cavaleiros participaram de seis provas, divividas em duas sessões que valiam pontos.


Com Pastor, que Luiza Almeida ganhou há um ano, o conjunto disputou os Jogos Panamericanos de Guadalajara Foto: Reinaldo Marques / Terra
Em São Paulo, Luiza brigou pela vaga contra o irmão Pedro Almeida. Levou a melhor. Em Pequim, ela se tornou na amazona mais jovem a disputer uma Olimpíada. Terminou na 40ª colocação. Agora, tem como objetivo chegar à semifinal num grupo de 25 conjuntos.

A partir de abril, ela viaja para Hamburgo, na Alemanha, e leva Samba e Pastor com ela. Serão treinos em tempo integral e competições na Europa, prioritariamente com o cavalo mais novo. “Preciso de mais tempo com ele”, afirmou.

Parece estranho para quem não vive no mundo hípico, mas esta relação quase pessoal entre Luiza Almeida e os cavalos é muito séria. Adestramento é conjunto. Com Samba, a amazona sabe até como anda o humor do cavalo. “Se ele está deitado na baia é porque está com muita preguiça. Quando chego perto da baia, ela já sai. Tenho um assobio que o Samba reconhece”, disse.

Com Pastor, Luiz já percebe algumas dicas: “Ele é um cavalo tranquilo. Mas quando relincha muito é porque ele quer se movimentar”, disse.

Hoje, o coração da amazona pende mais para Samba. “Me sinto meio traidora. Dói muito tomar esta decisão. Tadinho do Samba”, fala já dando a pista de que Pastor deverá mesmo ir com ela para a Inglaterra.

O treinador alemão Dolf Keller vai orientar a brasileira nesta etapa que começa em Hamburgo. Normalmente, ele vem ao Brasil a cada dois meses. Ele pode influenciar na escolha do cavalo que Luiza vai montar na Olimpíada.

Por enquanto, Samba e Pastor ficam em São Paulo, em baias vizinhas no Clube Hípico. Eles tem uma convivência quase tranquila. “De vez em quando o Samba fica invocado. Todo baixinho é mais bravo mesmo”, disse Luiz Almeida em tom de brincadeira.


transc. da Coluna O Boleiro por Luciano Borges
borgesluciano.blog.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário