DESLOCAMENTO DORSAL DA PATELA ou FIXAÇÃO SUPERIOR DA PATELA
A patela ou rótula como é conhecida é um osso do membro posterior localizado na articulação fêmuro tibial. Quando ocorre seu deslocamento na forma grave o animal fica com o membro esticado para trás sem que consiga apoia-lo no chão pela incapacidade da patela em voltar a sua posição normal. Nos graus leves a moderado este deslocamento ocorre de forme intermitente voltando o membro na sua posição normal após se ouvir um estalo característico do retorno da patela.
Normalmente é bilateral, podendo acometer apenas um dos membros primeiramente e o outro após algum tempo, dias ou meses.
Como causa podemos destacar as alterações ósseas locais com angulação anormal da articulação fêmuro tíbio patelar, problemas ligamentares, muscular (músculo quadríceps) e traumas diretos.
A boa observação do animal e um bom exame físico com palpação da articulação dão indícios deste problema. A pinça ou porção anterior do casco pode estar desgastada sendo outro ponto a ser observado. O exame radiográfico deverá ser indicado para se observar possíveis danos ósseos que mudarão o prognóstico do caso.
Para tratar podemos, nos casos mais leves, fazer uso de ferraduras que fazem o animal apoiar o membro mais a frente e exercícios para melhora do tônus muscular do membro afetado. Para alguns colegas o uso de substâncias irritantes nos casos moderados sob o ligamento patelar medial é indicado. Entretanto a escolha cirúrgica é a mais utilizada. Esta cirurgia é simples e realizada com o animal em pé e secção de um dos ligamentos envolvidos nesta afecção. Neste procedimento necessita apenas de uma boa tranquilização e anestesia local, contando obviamente com um profissional habilidoso.
Quanto antes se observar este deslocamento, melhor o prognóstico e retorno ao exercício.
Procure sempre um médico veterinário.
Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos
Nenhum comentário:
Postar um comentário