Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Argentina: Sem precedentes, CC do Hipódromo de La Plata suspende o cavalo Immaculate e seu treinador

O motivo para a insólita suspensão do cavalo Immaculate (criação da Fazenda Mondesir e propriedade do jockey Pablo Gustavo Falero – Caballeriza S.J.), e do seu treinador, Roberto Sosa, além de uma multa de $600,00 por suposta “falta de responsabilidade profissional” relativa a não apresentação dominical do cavalo em questão que havia ganhado 24 horas antes em San Isidro.

Ocorre que a declaração de forfait foi no dia do Clásico Antonio Cané (G3), que seria disputado no domingo (05/06) no prado platense e,como Immaculate também estava inscrito no Clásico Foli (G2) na véspera (sábado 04/06), seus responsáveis optaram pelo primeiro e ratificaram sua inscrição. Immaculate correu e venceu a prova estrelar.

Não poderia ser diferente a retirado do cavalo em La Plata, a este respeito declarou o treinador Juan Carlos “El Hombre del Rifle” Viviani: “Escrevemos Immaculate em duas carreiras para depois escolher qual delas vamos participar. O proprietário que paga as despesas não tem o direito de decidir em qual delas correr?

Os dirigentes da CC de La Plata abriram um precedente com a suspensão; centenas de casos similares vem acontecendo e não tiveram o mesmo tratamento punitivo. A principal alegação em favor da medida esta baseada na antiga regra adotada pela Hípica Argentina de que um cavalo que não corre uma vez confirmado em um páreo deve permanecer fora dos programas por um período de 15 dias. Ainda assim tem a possibilidade de correr, desde que os responsáveis recolham o valor de $150,00 a título de multa.

Esta sanção adotada pelo Hipódromo de La Plata contra o cavalo Immaculate, profissionais e proprietários vem repercutindo de forma negativa em todos os meios de comunicação e pela comunidade turfística argentina em geral. Pablo Gustavo Falero, em declaração a Revista TAG – Todo A Ganador, disse que sentiu fraudado com a atitude, porém de forma elegante e educada como é sua característica, e concluiu descontraidamente:

“Na minha posição fico muito agradecido e mais ainda deve estar Immaculate, que tem 2 meses de férias de inverno. Pode ser que ele pense que está nos Estados Unidos e terá que esperar a próxima temporada. E vai esperar já com 5 anos completos, porque com 4 termina sua campanha”.

Com esta declaração do jockey multicampeão e proprietário do filho de Hennessy ao TAG, o asunto deverá ter novos desdobramentos e, pelas atitudes recentes da diretoria do Hipódromo de La Plata, não está descartada uma possível suspensão a Pablo Falero.



por Mário Rozano
Brasil Turfe

Nenhum comentário:

Postar um comentário