Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

terça-feira, 15 de março de 2011

Manga Larga, Exposição Brasileira Manga Larga, 07 a 10 de Abril

ExpoLondrina será palco da Exposição Brasileira Mangalarga
Evento levará ao público paranaense toda a beleza e funcionalidade do “cavalo de sela brasileiro”

A Exposição Brasileira do Cavalo Mangalarga estará este ano entre as atrações de um dos mais importantes eventos agropecuários da América Latina: a ExpoLondrina 2011. Marcada para acontecer entre os dias 7 e 10 de abril, nas dependências do Parque Governador Ney Braga, a aguardada mostra mangalarguista contará com julgamentos morfológicos, provas de andamento e disputas funcionais.
Segundo os organizadores, diversos fatores influenciaram na escolha da paranaense Londrina como sede da Exposição Brasileira. O grande interesse do público local por bons cavalos de sela foi um deles, assim como a estratégia da ABCCRM de fortalecer a presença da raça na região sul do País. Além disso, a ExpoLondrina, que todos os anos é visitada por pessoas provenientes de todo Brasil e também de inúmeros outros países, é considerada uma importante vitrine para o cavalo Mangalarga. Afinal, a feira do norte do Paraná está entre as mais importantes da América Latina. No ano passado, por exemplo, ela recepcionou um público de 463,5 mil pessoas, recebendo ainda 12.907 animais de 46 raças entre bovinos, equinos, suínos, ovinos e caprinos. E registrou 27 leilões, que juntos comercializaram R$ 17,2 milhões, uma importante parcela da receita total do evento: R$ 194 milhões.
A ExpoLondrina possui, aliás, uma longa relação com o cavalo Mangalarga. Segundo o Núcleo do Norte do Paraná, responsável pela organização da mostra ao lado da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) e da Sociedade Rural do Paraná, a participação mangalarguista é bastante tradicional, ocorrendo desde as primeiras edições do evento.
Com sede itinerante e peso diferenciado no ranking da raça, a Exposição Brasileira está entre os principais momentos do circuito de exposições mangalarguista, que promove anualmente cerca de trinta eventos nos mais diferentes pontos do País. Nos últimos anos, essa importante mostra passou por quatro diferentes regiões brasileiras, sempre procurando divulgar, fortalecer e fomentar a criação do cavalo Mangalarga. Além da gaúcha Esteio, sede da edição mais recente, realizada em agosto de 2009, o evento passou pela nordestina Salvador (BA), em 2008, pela cidade de Goiânia (GO), em 2007, e pela capital mineira Belo Horizonte, em 2006.
Mais informações sobre a Exposição Brasileira podem ser obtidas no site www.cavalomangalarga.com.br ou pelo telefone (11) 3673-9400.


por Pedro C. Rebouças
Assessor de Imprensa
ABCCRMangalarga
(11)4739-2299/(11)9638-4954
pedro_imprensa@yahoo.com.br
Twitter: @abccrmoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário