Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

segunda-feira, 14 de março de 2011

Hunka Hunka foi a campeã do Diana


Com direção extraordinária de Henderson Fernandes e apresentação nota 1.000 de Venâncio Nahid, a potranca Hunka Hunka, do Haras Doce Vale, venceu de forma brilhante o GP Diana (G1), 2ª Prova da Tríplice Coroa, sétimo páreo domingo no Hipódromo Brasileiro.

Corrida na expectativa, Hunka Hunka foi mantida na sexta colocação após o larga, tendo a sua frente Eakins, seguida de perto por Olympic Zarca, Bollinger, Avant Toujours e Olympic Message favorita nas apostas. Ainda com a potranca Eakins, treinada em São Paulo, na ponta, elas pisaram o tiro direto. Neste ponto, Olympic Zarca deu por encerrada seu papel faixa da favorita do público e Eakins tirou, tendo Olympic Message, Hunka Hunka e Perichole iniciando a busca pela ponta.

Pelo meio de raia, ao ver a competidora a ser batida progredindo pela linha um, H.Fernandes trouxe sua conduzida mais para dentro e iniciou atropelada fulminante, livrando boa folga das demais. Olympic Message, candidata a coroa, só conseguiu passagem nos 300 metros finais, porém não chegou a tempo de suplantar a ganhadora e ficou com a formação da dupla. Perichole, Ultra Chique e Up Jamaica formaram o placar da prova patrocinada pelo Stud TNT.

Hunka Hunka, filha de Wild Event e Uff-Uff, criada por seus proprietários, obteve a terceira vitória em sete apresentações. Os cronômetros registraram 2m00s73 para os 2.000 metros do gramado macio.

A caminho da premiação, o jóquei Henderson Fernandes comentou sobre sua primeira conquista em prova de Grupo 1.

“Fiquei muito feliz pela vitória, é o meu primeiro Grupo 1. Tenho tantas pessoas para agradecer, mas em especial ao seu Mileno, ao seu Machado (Paulo Mileno, administrador da Escola de Profissionais do Turfe; José Machado, professor da EPT) e ao Venâncio, por confiar no meu trabalho”, disse em poucas palavras o bridão. Fernandes também relatou sobre o percurso para a conquista. “Corri pela Olympic Message e fiquei vigiando-a, no entanto, não nos ameaçou em momento algum. Minha pilotada vinha muito bem durante toda a prova, não dando trabalho”, disse o líder da estatística de jóqueis Henderson Fernandes.

Após a entrega das taças, Venâncio comentou que a vitória não foi uma surpresa, no entanto, disse que respeitava bastante Olympic Message.

“Tinha muita confiança na minha potranca, pela evolução que vinha demonstrando e pela boa aceitação do aumento da distância no treinamento. Respeitava muito Olympic Message, que é indiscutivelmente uma craque e conta com o preparo do Beto (R.Solanés), um profissional que aprecio muito. Hunka Hunka tem um bom final, por isso acredito que o aumento da distância não será problema. O percurso saiu exatamente como esperávamos”, explicou Nahid, acrescentando que o trabalho em equipe é fundamental. “O cavalariço desta égua ‘sofre’ com ela, por ser muito 'enjoada' e difícil de cuidar. O que ela tem de pequenininha, tem de geniosa”.


por Danielle Franca - Foto: Gerson Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário