Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

POTROS EM CRESCIMENTO - PARTE III



Problemas de Saúde

Mesmo que as enfermidades ortopédicas do desenvolvimento (EOD) em animais jovens se originem devido a múltiplas causas como hereditárias ou exercícios, a dieta e desequilíbrios nutricionais podem desenvolver papeis importantes. As complicações inerentes a EOD, podem ser epifisites, as osteocondrites, e as arterites juvenis, entre outras desordens.

Na década de 70, acreditava-se que o uso excessivo de proteína era a causa, porém esta teoria foi descartada.
"Ao diminuir a quantidade de protéína não melhorará o crescimento ósseo e , na realidade pode ser maléfica", conta Ralston. "Por outro lado , o sobrealimentar com energia - mais de 100% das recomendações da National Research Council - podem causar problemas, em especial se a quantidade de minerais administrada não for aumentada ao mesmo tempo".

Ralston tem a teoria de que o fornecer carbohidratos especialmente quando se mistura com minerais desequilibrados e excesso de energia, é o fator excencial para desencadear EOD.

Êstes fatôres podem causar mineralizações dos ossos anormais e incorretas, que se traduzem em extremidades com propensão a defeitos do desenvolvimento", disse ela.

A dieta deve ser balanceada para atingir uma correta saúde músculoesquelética.
"Uma má nutrição inclui tanto a subalimentação como a superalimentação de nutrientes", disse Ralston. "O Subalimentar atrofiará o cavalo em crescimento e aumenatará o risco de enfermidades. O Sobrealimentar, especialmente com calorias e suplementos, tem o potencial de causar mal permanente na extremidade e ter repercuções metabólicas".

Ralston pensa que o sobrealimentar com grãos ricos em carbohidratos, como o alimento rico em açucar pode levar a um cavalo jovem ao atingir a fase adulta com síndrome metabólica equina, ou insulinoresistência.

"Aquelas farinhas e açúcares se digerem rapidamente no intestino delgado, causando um aumento da glicose no sangue, o que gera um aumento na produção de insulina", disse ela.

"Quando êles estão acostumados com uma ração que tem grande quantidade de farinha e açúcar, por alguma razão suas células se tornam menos sensíveis a ação da insulina, necessitando de mais insulina para liberar a mesma quantidade de glicose".
A presença de altos níveis de insulina interfere com os hormônios do crescimento.

"É melhor evitar-se tanto os altos como os baixos niveis de glicose/insulina", disse Ralston."Porisso trate de não alimentar com alimento doce que tenha grande quantidade de melaço".

Nenhum comentário:

Postar um comentário