Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

domingo, 3 de outubro de 2010

POTROS EM CRESCIMENTO - PARTE 2


Alimentação - Concentrados

Peso (Kg) Aumento
Diário (Kg) Energia
digestiva (Mcal) Proteina
Bruta (Kg) Lisina (G) Cálcio
(G) Fósforo
(G) Magnésio
(G) Potássio
(G) Vitamina
A(103IU)
Sobreano (12 meses)
Crescimento Moderado 350 .50 18.9 1.90 36 29 16 5.5 17.8 15
Crescimento Rápido 350 .65 21.3 2.1 40 34 19 5.7 18.2 15
Sobreano (12 meses)
Em treinamento 400 .35 19.8 2.0 38 27 15 6.4 21.1 18
Sem treinamento 400 .35 26.5 1.195 2.6 36 20 8.6 28.2 18

Tabela nutricional

A alimentação própria para sobreanos é primordial para um bom desenvolvimento.

Quando se adiciona o alimento concentrado, avalie a dieta integral do sobreano . Isto significa olhar à frente da percentagem proteíca na dieta.

Embora a proteína seja importante - pouca ou em demasia , pode ocasionar problemas de saúde - uma dieta deve conter todos os minerais e vitaminas essenciais a serem oferecidos aos sobreanos para um crescimento adequado.

"Não se oriente apenas pelo teor proteico", disse Ralston"

O que precisa é alimentar com um concentrado formulado para o crescimento".

As necessidades médias de um sobreano são de 12 a 16% de proteína bruta e o proporcional teor de vitamina A, magnésio, potássio, lisina, selenium, cobre, zinco, cálcio e fósforo.

"Uma boa regra é 14 a 16% de proteína mais 0,8% de cálcio e entre 0,4 a 0,6% de fósforo porque é sempre melhor mais cálcio que fósforo" disse Ralston

Várias fábricas têm desenvolvido alimentos concentrados objetivando os sobreanos. Cada uma delas recomenda quantidades adequadas de macro e micro minerais igual a taxa de gordura e vitaminas solúveis em água.

"Êstes alimentos bem balanceados estão programados para satisfazer as necessidades nutricionais com a finalidade de obter um desenvolvimento saudável para os animais nessa fase de crescimento" disse Gibbs.

"Vale a pena considerar os alimentos balanceados já que isso significa que alguém se preocupou em formular o alimento para garantir que contenha os nutrientes necessários relativos às calorias dêsse alimento".
Alguns concentrados também são formulados levando em conta forragens específicas.

Se temos um sobreano a pasto de capim, devemos administrar uma fórmula que tenha mais proteína e cálcio, pois o pasto de capim tem muito pouco dêsse componentes. Porém se tivermos um sobreano alimentando-se com feno de alfafa, podemos suplementar com uma fórmula que não tenha tanta proteína e cálcio" disse Ralston

"Várias fábricas estão visando formular rações para complementar o feno que se alimenta e eu acredito que seja uma maneira saudável. Porém temos que lembrar que se estamos dando alfafa para um sobreano que está recebendo concentrado para pasto de feno, estamos desbalanceando a nutrição"
Muitos proprietários preferem alimentar seus sobreanos somente com aveia.Sem dúvida, enfoca Gibbs, que esta não é uma dieta balanceada.

"A aveia é deficiente em lisina e quando se fornece com feno de alfafa, os sobreanos, como regra têm uma falta de 5 a 10% em aminoácidos essenciais para o desenvolvimento", disse êle.

Num estudo realizado na Texas A&M, um lote de sobreanos foi alimentado com aveia e feno de alfafa, em comparação com outro grupo que se forneceu concentrado balanceado com a mesma quantidade de feno de alfafa.

"Em ambos os grupos comendo a mesma quantidade de calorias diariamente, os sobreanos alimentados com aveia obtiveram o dobro de gordura em comparação com àquêles alimentados com a dieta balanceada que tiveram mais altura e melhor formação óssea", disse Gibbs.

" A razão é muito simples - a falta de nutrientes necessários para promover o crescimento, êles depositaram gordura e aumentaram de pêso. Assim quando se exige um exercício forçado, alguns desses sobreanos estarão formando seu esqueleto em um sistema que não está recebendo todos os componentes necessários para um bom desenvolvimento esquelético".

Para cavalos em crescimento existem produtos disponíveis para balancear uma dieta a base de aveia.Sem dúvida, Gibbs e Ralston aconselham aos criadores serem cuidadosos quando adicionar suplementos.

"Poderemos correr sérios riscos de obter excesso ou intoxicação se não conhecermos o que está acontecendo com a dieta dos cavalos naquele momento", disse Ralston

Antes de se adicionar um suplemento, verifique se atende as necessidades do sobreano.

"O mundo do cavalo está cheio de suplementos que afirmam atingir tudo o que imaginamos", disse Gibbs.Entretanto alguns dos suplementos podem na realidade ser benéficos, mas muitos nunca foram analisados sob sua eficácia. Não se sabe de qualquer maneira,se isto faz alguma diferença ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário