Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

domingo, 3 de outubro de 2010

CAVALOS - NATAÇÃO PARA CAVALOS - PARTE II



Hidroterapia Tradicional

Aplicar água fria ajuda a
acelerar a ecuperação. A hidroterapia consiste simplesmente em usar água para promover a cura e a maneira mais simples de fazer isso é usar uma mangueira para molhar a área com água fria. O regar com mangueira se usa para combater um trauma ou inflamação.

A inflamação é a resposta defensiva do corpo frente a uma destruição, que dilui ou provém de possíveis agentes irritantes.

O sintomas da inflamação incluem calor, inchaço e dor. Quando se apresenta uma lesão, diferentes enzimas e proteínas são liberadas, que fazem com o que o corpo envie ao local glóbulos brancos conhecidos como linfócitos, que em conjunto com outras substâncias reparadoras de tecido, começam a limpar e a reconstituir a área de tecido lesado. Sem dúvida, o processo pode demorar mas quando apresenta um grande edema (inchaço), que transtorna o processo de reparação fazendo com que a cura seja mais lenta.

Ao aplicar água fria em uma lesão recente pode provocar várias coisas.
A nível celular, diminui a resposta metabólica das células. Também diminui a permeabilidade da parede dos vasos sanguíneos, reduzindo assim a quantidade de fluído que podem acumular. Outra consequência é o entumescimento da área, o qual diminui a dor.

O molhar com mangueira é mais benéfico quando se faz logo após a lesão para poder obter resposta a inflamação mais rápido possível.
Normalmente a água é aplicada por 20 minutos cada vez, com a maior frequência possível durante o dia. Se a lesão é uma ferida, o fluxo de água também pode ajudar a remover a crosta que se formou.

Outra forma seriam as bolsas de gêlo, que usualmente são colocadas com uma bota e podem envolver as patas dos cavalos, provocando uma aplicação concentrada de frio. Estas formas são mais eficazes quando se realizam sôbre a pele úmida e devem ser aplicadas durante 15 a 20 minutos cada vez.

A hidroterapia consiste simplesmente em usar água para promover a cura e a maneira mais simples de fazer isso é usar uma mangueira para molhar a área com água fria. O regar com mangueira se usa para combater um trauma ou inflamação.

A inflamação é a resposta defensiva do corpo frente a uma destruição, que dilui ou provém de possíveis agentes irritantes.

"Com os cavalos Quarto de Milha de corrida, é mais comum tratar dos curvilhões e lesões da parte inferior dos posteriores, já que esta área que gera a fôrça e o impulso", disse Kirsten Johnson. "A natação pode ser um pouco contraproducente se os cavalos apresentarem o lombo doloridos ou inchados, ou quadros que comprometam os curvilhões ou outras partes das extremidades dos posteriores".
Johnson enfatiza que a hidroterapia como meio de reabilitação, não deve ser utilizada sem a assistência veterinária e sempre como uma ferramenta terapêutica.

"A reabilitação com hidroterapia sempre deve ser usada acompanhada por assistência veterinária e um bom diagnótico do começo ao fim", disse ela. "O Aquatred é simplesmente um recurso para a recuperação do cavalo, e que facilita a cura, porém nunca deve ser usado sem acompanhamento veterinário e as instruções seguidas rigorosamente para o combate à dôr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário