Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

NATAÇÃO PARA CAVALOS - PARTE III


O hidro - hipódromo


Depois que êles acostumam com a piscina, a maioria dos
cavalos aprendem a desfrutar do prazer de estar na água.

Uma variação mais recente da terapia de imersão é o andador estático submerso, comumente chamado de "Aquatred", por ser o nome do produto. O cavalo é parcialmente submerso na piscina feita de fibra de vidro, com suas extremidades submersas, num andador fixo. O andador fixo é ligado fazendo com que o cavalo ande contra o movimento da água. O sistema foi desenhado para todo tipo de situações, desde a reabilitaçãoa até o treinamento para corridas. A movimentação que cria na água, beneficia o cavalo, já que reduz a fôrça exercida no seu corpo - ossos, articulações, tendões e ligamentos. O movimento contra a resistência exercida pela água é benéfico já que ajuda a desenvolver um bom sistema cárdio- vascular no cavalo.

Deb Williams treina cavalos em companhia de seu marido e joquei Tim, em seu haras na cidade de Whitt, Texas - USA. Ela tem um andador submerso estacionário que utiliza intensamente, e entre seus pupilos frequentemente se encontra a potra de 2 anos Eyesa Shaker que foi treinada e corrida pelo casal conseguindo uma vitória no Heritage Place Futurity G1). Ela também utiliza o andador estático submerso para preparar o ganhador do G3, Sharkem Elvis, que ganhou mais de USA $142.000, durante sua campanha.

"No ano passado, êle ganhou cêrca de US$85.000,, correndo contra o melhor dos melhores", disse Deb. " Tudo que fiz foi enviar-lo à piscina. Êle não tinha outra coisa mais a fazer para coloca-lo a correr verdadeiramente".
A piscina de 15 metros de comprimento tem uma rampa gradual em cada ponta com um andador hidráulico estático no fundo. A piscina tem também propulsores para agitar a água. O nível da água atinge cêrca de 1,5 metros de profundidade e pode ser ajustado de acordo com o tamanho de cada cavalo.


A ganhadora de Grupo I, First Place Queen, utiliza o andador estacionário submerso no Lazy E Ranch em Guthrie, Oklahoma, para colocar-se em forma. A temperatura da água se mantém fresca, usualmente entre 28 a 30°C no verão e um pouco menos no inverno. A profundidade da água varia dependendo do tamanho e quantidade de tecido adiposo (gordura) na massa corporal do cavalo.

A regra geral para a profundidade da água é aproximadamente de 10 cm abaixo da linha da cernelha, porém se o cavalo está mais gordo, o nível da água tem que ser abaixado para compensar a movimentação gerada pela gordura no corpo.

"Dessa maneira está distribuindo todo o seu pêso que pode distribuir, porém queremos que êle flutue", disse Williams, "Se êles flutuam, não tem nada que não o faça nadar, e cria um maior esforço".

O trabalho físico varia dependendo do estado físico e dos objetivos que se tenham para o cavalo, porém pode ser de 5 a 20 minutos. Williams prefere trabalhar gradualmente com um cavalo até atingir um trabalho físico com maior tempo.

"Pelo material que tenho lido sôbre pessoas e por minha experiência com as centenas de cavalos que tenho observado, parece ser mais benéfico melhorar o estado físico através de um trabalho mais prolongado" disse ela.

"Para reduzir a inflamação e reconstituir o sistema cardio-vascular, temos que colocá-los a exercitar por 20 minutos para fazer com que o coração trabalhe o tempo suficiente para recuperar-los".

O trabalho é feito bem calmo. Os cavalos podem trotar no andador estático submerso, porém a maior parte do trabalho é feito caminhando.

Johnson e Williams estão de acordo que apenas o caminhar normalmente é suficiente para preparar um cavalo inscrito para correr.

"Coloque- o num lugar com água até a paleta e faça com que mexa os membros caminhando com fôrça para frente", disse Johnson. "É assombroso (o esforço que o cavalo necessita fazer). Agora imagine que se voce achou que andar é bom, então trotar será melhor. O excesso não é bom para nada. Quando se trata de "Aquatred", a velocidade não é importante".

Williams está de acordo. Ela disse que os cavalos que estão em recuperação deveriam movimentar se, andando muito tranquilo. Os cavalos em treinamento para corrida aumenta-se o passo para caminhar mais rápido, que vai dar mais músculo e mais trabalho cardio-vascular, em comparação ao trotar.



A limpeza é muito importante antes do cavalo entrar na piscina ou no andador estacionário submerso.
O cavalo deverá ser escovado e lavado, os cascos devem ser limpos com limpa-cascos antes de entrar.

Os cavalos de corrida em treinamento não são os únicos que podem beneficiar-se do exercício no andador estático submerso. Os produtos sobreano que estão sendo preparados para as vendas, como também bovinos de cria, que também podem adquirir massa muscular ao utilizar o andador estático submerso.

Williams cita um reprodutor que ela ajudou, pois seu índice de fertilidade tinha caído a quase zero "Colocamos alí todos os dias", conta ela." Êle se refrescou, se acalmou, melhorou e se colocou em forma, e seu esperma alcançou sifras altíssimas. O bom estado físico não é somente para quando está no plano de treinamento, mas sim ser um melhor reprodutor ou uma melhor mãe. Quando pratico exercício meu corpo trabalha e funciona melhor, e sou um ser vivo mais saudável".

Também pode ajudar aos cavalos que tenham passado do' ponto' por excesso de exercício
"Os cavalos se sentem muito bem no Aquatrend", disse Johnson rindo."Êles começam a brincar na água com o lábio inferior, jogam água em si mesmo e ficam muito soltos. Ficam muito alegres pois descobrem que não doi e podem fazer seu exercício sem tensão".

"Quando colocamos cavalos doídos, tristes e muito cansados ", disse Williams." Êles entram e depois de três ou quatro dias, seu comportamento muda por completo. Nota-se o prazer dêles em estar alí".

"Isto é o ideal para alguns cavalos (mais velhos) de corrida. O cavalo entra alí por 20 minutos gasta toda sua energia sem prejudicar suas velhas articulações, que são as últimas a serem pressionadas.Êles se sentem mais contentes que um cachorro com dois rabos, pois sua cabeça e seu corpo estão exercitando e assim, não fica preocupado com o exercício. É muito bom para sua cabeça".

Nenhum comentário:

Postar um comentário