Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CAVALO PURUCA - ILHA DO MARAJÓ





A raça, que se parece com um pônei e que vive na Ilha do Marajó, é o assunto da reportagem da série que comemora os dez anos do Globo Rural diário.

Ele se parece com um pônei, mas é um mini cavalo e muito resistente. O puruca é uma raça que vive na ilha do Marajó, no Pará. Esse é o assunto da reportagem da série que comemora os dez anos das edições diárias do Globo Rural.

Correndo e vistos meio de longe, eles parecem cavalos comuns. Mas quando o vaqueiro passa pela tropa montado num outro animal, logo se vê que esses são bem menores.

É tão baixinho, que tem gente que acha que é pônei. Mas não é. O puruca é o único mini cavalo do Brasil. E nesse caso tamanho não tem nada a ver com fragilidade. O puruca é um cavalinho resistente e já caiu no gosto de muito vaqueiro da região.

“Ele é mais baixo e vara em que qualquer lugarzinho cerrado. É pequeno, mas resistente”, disse seu Fernando.

A resistência do cavalo puruca tem a ver com a região de origem: A Ilha do Marajó, no Pará. É um lugar de natureza muito particular, que alterna densas florestas com grandes planícies de vegetação rala, tipo savana. Fauna e flora são riquíssimas.

No lugar chove sempre. Em alguns meses, chove muito. Os campos da região permanecem alagados boa parte do ano. E haja casco para tanta umidade, força para vencer o mato fechado e saúde para aguentar insetos e outros parasitas.

“Ele tem todas as características pra vencer essas adversidades do Marajó”, disse o zootecnista Ribamar Marques.

O zootecnista Ribamar Marques é pesquisador da Embrapa e coordena o núcleo de conservação de recursos genéticos animais da Amazônia, que inclui, além de 13 exemplares de puruca, duas raças de búfalo e o cavalo marajoara, outro valente da Ilha do Marajó e responsável por todas as características de rusticidade do nosso mini cavalo.

O puruca surgiu há mais de um século, fruto justamente de um cruzamento entre o cavalo marajoara e o pônei shetland, nativo do Reino Unido.

“Um criador da Ilha do Marajó trouxe esses pôneis. Eles cruzaram com o cavalo marajoara de maneira aleatória no campo. Esses animais resultantes foram selecionados para uma determinada altura, que resultou no puruca, que é realmente o mini cavalo do Brasil. Deu um resultado ótimo porque ele é ágil, pequeno, é fácil de montar. Trabalha o dia todo sem nenhum problema. O pruruca é o mesmo cavalo marajoara, só que pequeno. Então, o puruca é o reservatório genético do cavalo marajoara e vice-versa”, explicou o zootecnista.

Ninguém sabe ao certo quantos purucas existem hoje. Sabe-se é que não são muitos. Para continuar existindo, esse mini cavalo depende do programa de conservação da Embrapa e de alguns poucos criadores, como a dona Eva Abufaiad, que, com seu plantel de 30 animais, se esforça para melhorar a raça.

“Eu tenho um vizinho, o Hildegardo Nunes, que também se dedica a isso. Então, nós nos juntamos. Algumas vezes, eu cedo o reprodutor. Ele me cede o dele e assim nós vamos mantendo a duras penas o nosso puruca, o pequeno valente”, concluiu dona Eva.






Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário