Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 26 de fevereiro de 2011

OSCAR, TIÃO SANTOS QUER IR DE LIMUSINE A FESTA DO OSCAR


Tião Santos, que ficou conhecido como o "embaixador" do lixão de Jardim Gramacho, já está em Los Angeles e quer chegar de limusine e terno carioca à festa do Oscar, que acontece no domingo, em Hollywood.

Ele é um dos protagonistas de "Lixo Extraordinário", documentário que concorre ao Oscar. A história segue o artista plástico Vik Muniz e seu trabalho com os catadores de lixo no aterro sanitário do Rio.

Tião, apelido de Sebastião Carlos dos Santos, é líder dos catadores de Gramacho. Uma foto sua, feita com lixo durante as filmagens, é o cartaz do filme, dirigido pela britânica Lucy Walker e codirigido pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley.

"De fato, fato, o Oscar não mudou nada em Gramacho. Porém, na associação, mudou tudo", disse Tião à Folha, num hotel de luxo da cidade, onde ficam hospedados muitos indicados ao Oscar.

"O dinheiro das obras de Vik foi revertido para a associação. Não tínhamos nem caminhão, agora temos dois e já pensamos em comprar mais."

Jackie de Botton, produtora executiva de "Lixo Extraordinário", disse que durante a pré-estreia do filme em Londres recebeu convite de Pierre Cardin e Hermes para fazer a sua roupa e a de Tião no Oscar.

"Mas eu falei que seria muito triste se a gente não tiver a moda representada", disse Jackie, explicando que Tião vai usar um terno do estilista carioca Pedro Cardoso, da Balasarae.

Tião disse que não está preocupado se um possível Oscar de "Lixo" for para o Reino Unido, já que os indicados são a diretora Walker e o produtor britânico Angus Aynsley.

"Estou preocupado em representar o Brasil. É bom ganhar, mas tem que se desprender da simbologia e focar na questão social. Quero levar daqui muito aprendizado", disse. "Com certeza [vou subir ao palco]."

"Fico pensando quando minha família me vir chegando de limusine, 'Ah, esse negão tá metido!'", disse, rindo.

Harley e Jardim também vão à cerimônia com Tião e devem ficar hospedados no mesmo hotel, na famosa Sunset Boulevard. Eles chegam no sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário