Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

GARROTILHO

Saúde Equina, por Tony Gusso

GUARROTILHO

Conversando com colegas veterinários do interior de São Paulo, Dra. Tatiane e o Dr. João, vimos que o garrotilho é uma enfermidade infecciosa aguda ou subaguda dos cavalos das mais antigas e comuns. Faz parte do dia a dia de todo lugar onde tenha agrupamento de equinos, principalmente nas épocas mais úmidas e frias do ano.

Também conhecida como coriza contagiosa e adenite equina, o garrotilho é uma inflamação causada por bactéria cuja sua entrada no organismo do animal ocorre pelas vias aéreas, seja por inalação ou ocasionalmente pela via oral.

Sendo um problema frequente e importante do trato respiratório superior dos equídeos, esta doença tem como sinais clínicos a presença de secreção mucopurulenta das vias aéreas superiores, podendo aparecer ou não nas narinas de forma unilateral (figura acima) ou bilateral. Pode apresentar ainda linfadenite abscedativa, febre, respiração dificultada, apatia e perda de apetite dentre outros sinais mais específicas de doenças associadas. A transmissão da bactéria ocorre por contato direto entre animais doentes e sadios e indiretamente por intermédio de tratadores ao lidarem com materiais contaminados, bem como água, ar e também endoscópios.

Outros fatores como estresse, transporte, frio excessivo, agrupamento de animais como ocorre em épocas de leilões, trabalho excessivo e infecções podem aumentar a chance dos animais apresentarem esta patologia e podem também dar o start inicial para apresentação de outras infecções latentes em animais aparentemente sadios.

Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário