Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Jockey Club de Pernambuco utiliza pôneis para a formação de futuros jóqueis




O Jockey Club de Pernambuco faz um belo trabalho de preparação de futuros jóqueis. A Escolinha de Pôneis “Jóqueis do Futuro” prepara meninos (a partir dos 7 anos de idade) para a carreira de jóquei.

Na Escolinha de Pôneis, a garotada começa a montar desde cedo e aprende a conhecer e a respeitar o animal. Observados por um monitor, encilham os pôneis antes de ir para a pista, onde treinam e simulam situações ocorridas em carreira. Depois, dão banho nos pôneis e acompanham o passeio, para desintoxicação dos animais antes de levá-los às respectivas cocheiras.

As corridas de pôneis, no Jockey Club de Pernambuco, começaram a ser disputadas em 26 de janeiro de 1997 e serviram para revelar talentos que hoje atuam com destaque no turfe brasileiro. Entre eles, F. Davidson, que iniciou nas corridas de pôneis e foi campeão do GP Bento Magalhães, prova máxima do turfe pernambucano, em 2009, montando o tordilho Recompensado, hoje reprodutor no Haras Depiguá.

Alguns proprietários de cavalos da raça Puro-Sangue Inglês (PSI), antes contrários às corridas de pôneis, se renderam às corridas de pôneis e reconhecem que elas têm grande importância para a renovação dos profissionais e até do público, que é diferenciado em dias de corridas de pôneis.

Já foram realizados 50 páreos de pôneis e o grande homenageado na histórica 50ª edição foi o vice-presidente do Jockey Club de Pernambuco, Romero Pontual, escolhido por criadores e proprietários pela dedicação, pelo apoio à iniciativa e por ter sido o responsável direto pela aquisição do partidor (starting gate), junto ao Governo do Estado.

Provavelmente, nem todos os garotos que hoje cursam a escolinha de Pernambuco serão jóqueis, pois formar um jóquei é muito mais difícil do que formar um atleta para outros esportes. No futuro, porém, todos terão respeito e amor pelo turfe. Não é por acaso que o futebol, o basquete, o vôlei e algumas outras modalidades esportivas mantêm escolinhas com crianças a partir de 8 anos de idade. Isso é pensar no futuro. No turfe brasileiro, os candidatos a jóquei só são admitidos após completarem a idade mínima de 16 anos.

da Redação/www.raialeve.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário