Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Guignoni aluga CT Vale da Boa Esperança


Após uma longa conversa hoje pela manhã, o campeão Dulcino Guignoni acertou com Fábio Cápua o aluguel de todos os boxes do Centro de Treinamento Vale da Boa Esperança, localizado na serra fluminense.

O treinador irá conversar com seus proprietários nos próximos dias e já pretende começar a transferir seus pensionistas no começo de maio, finalizando o processo após o meeting do GP Brasil.

Vale frisar que o CT Vale das Estrelas, onde cerca de 160 animais estão alojados, está sendo loteado e irá ser desativo em definitivo no final de agosto.

Por Celson Afonso
Confira abaixo a matéria assinada por Fernando Lopes sobre a revitalização do CT Bela Esperança, que ficou destruído após a tragédia que assolou a região em janeiro de 2011.


Concebido na cabeça do visionário Júlio Cápua, que há mais de 50 anos “enxergou” que os ares da serra, somado a boas locações e uma ótima pista de treino poderia aumentar a performance dos cavalos, nasceu o Vale da Boa Esperança ou o Vale do Cuiabá. Localizado numa área de 600.000 m², em Itaipava, em terras pertencentes à família Cápua, o Centro de Treinamento abrigou animais fantásticos e alguns dos maiores treinadores do turfe brasileiro passaram por lá.
Três ganhadores do GP Brasil (Carteziano, Falcon Jet e Much Better), um ganhador da Tríplice Coroa, dois dos animais mais vencedores e regulares do turfe brasileiro, além de outros ótimos cavalos foram treinados no Cuiabá. Falcon Jet (Ghadeer e Victress, por Hornbeam), do Haras Santa Ana do Rio Grande saiu do CT para conquistar 14 vitórias, todas clássicas, sendo seis delas de G1, com destaques para o GP Latinoamericano e para a carreira que marcou sua despedida das pistas, o GP Brasil de 1992. Much Better (Baynoun e Charming Doll, por Brac), criado pelo Haras J.B.Barros e de propriedade do Stud TNT, conquistou as maiores provas do turfe sulamericano (GGPPs Brasil, São Paulo, Latinoamericano e Pellegrini) e foi sexto colocado no Prix l’Arc de Triumphe. Ambos os animais eram treinados pelo saudoso João Luis Maciel. Super Power (Roi Normand e Joy Valley, por Ghadeer) criado pelo Haras Santa Ana do Rio Grande e defendendo as sedas do Stud Rio Aventura, desceu de Itaipava para ser o último Tríplice Coroado do turfe carioca, em 2000.

Todavia, em janeiro de 2011, o improvável aconteceu e uma tormenta de níveis nunca vistos e que só serão repetidos, segundo estudos, daqui a 500 anos, se abateu sobre a região serrana do Rio de Janeiro e destruiu a pista de corridas do Cuiabá e muito do entorno do local, com os rios alcançando níveis jamais vistos.
Quando todos já davam por acabado o mais antigo CT da serra fluminense, Fábio Cápua, seus irmãos, contando com uma equipe capitaneada por seus homens de confiança, o administrador Joaquim Carvalho e o empreiteiro Reginaldo Mello da Silva, e com auxílio governamental, assim que o volume de água baixou e as condições climáticas permitiram, o trabalho de reconstrução começou a todo vapor. Boxes reconstruídos, cercas levantadas, cocheiras pintadas e remodeladas, pista sendo refeita, enfim, aos poucos a rotina do mais antigo de todos os CTs tenta voltar à normalidade após uma catástrofe sem igual.
Na pista, de 1.100 metros, junto à cerca interna, estão sendo usadas 2.400 m² de areia de praia e de rio, essa, importante também para desassorear os rios da região. Fábio Cápua falou sobre essa reconstrução: “O engenheiro Paulo Nania foi figura importante nessa reconstrução, com seu vasto conhecimento. Como o terreno embaixo da raia é cimentado, a drenagem da pista e o escoamento da água não a deixam encharcada, o que faz dela uma pista única em todos os CTs, talvez a mais veloz de todas”.
Com 147 boxes, sendo 61 no Pavilhão principal e 50 e 36 nos outros dois grupos cocheiras, o Cuiabá está em obras para aumentar esses números. Fábio fala sobre a expectativa da reinauguração do CT: “Esperamos já estar operacionais em abril, com a pista pronta e os boxes reformados. Trocamos ao teto de amianto por telhas francesas, as portas dos boxes foram reformadas e já estamos começando a colocar a areia na pista. Alguns profissionais já me procuraram e em breve teremos novidades e os cavalos de volta para que o coração do Cuiabá volte a pulsar” finalizou o filho do homem que deu início a tudo com Boa Esperança sobre o futuro do Cuiabá.

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