Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Cuidados com os Potros recém-nascidos


Quando começa a estação de nascimento dos potros e, se alguns cuidados forem adotados no manejo da criação, previnem-se as doenças neonatais. Na realidade, os cuidados devem começar com a égua durante a gestação.

As éguas devem ser distribuídas em grupos, com as mesmas faixas gestacionais ou sozinhas. Devem receber previamente na gestação a vacinação contra as enfermidades susceptíveis e vermífugação preferencialmente à base de ivermectina por serem as mais eficientes e pela segurança do uso principalmente no último mês de gestação. É indispensável escolher, para o parto, um local adequado como exemplo um piquete ou baia ampla, plana, limpa, silenciosa e segura contra a entrada de predadores.
Com relação aos neonatos após o parto, este deve estar com as vias aéreas respiratórias livres e consequentemente respirando bem, levantar-se sozinho em até uma hora e deve mamar o colostro até oito horas após o nascimento. Após a primeira mamada deve eliminar fezes e urinar. Se um dos itens citados não ocorrer, o Médico Veterinário deve ser chamado com urgência para avaliar a situação e indicar e adequar o manejo e o tratamento o mais rápido possível, visando corrigir distúrbios e ou patologias.
O leite materno, inicialmente chamado colostro é indispensável ao potro recém-nascido e após alguns meses o criador poderá suplementar sua alimentação. É importante realizar a assepsia do umbigo nos primeiros dias de vida e administrar vermífugo à base de ivermectina após 30 dias de vida, observando que não se pode usar produtos com moxidectina nos potros, que poderá desencadear quadro de intoxicações e induzir ao óbito. A vermifugação nesta fase é muito importante, pois a infestação de parasitas intestinais pode ser muito alta e a verminose pode ocasionar problemas como diarréia, pneumonia e desnutrição, além de diminuir a resistência imunológica induzindo a infecções secundárias. Assim, procure periodicamente e siga as orientações de um Médico Veterinário capacitado e utilize sempre produtos com qualidade para gerar segurança e resultados positivos.

DR ERISSON AQUINO LOPES
MÉDICO VETERINÁRIO
MEDICINA VETERINÁRIA DESPORTIVA EQUINA
erissonaquino@yahoo.com.br


fonte: portal vaquejada

Nenhum comentário:

Postar um comentário