Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Saúde Equina, por Tony Gusso

CONSTRIÇÃO DO LIGAMENTO ANULAR

O ligamento anular é uma estrutura semelhante a uma cinta sem elasticidade que passa na região do boleto (metacarpo e metatarso – falangeana) dos membros anteriores e posteriores e forma um canal ou túnel na porção posterior desta articulação. Junto com o ligamento inter-sesamóideo neste túnel passam os tendões dos músculos flexores digitais superficial e profundo. Esta estrutura é repleta de tecido sinovial e tem a função de manter estes tendões em seu lugar, facilitando seu deslizamento no momento do descanso, exercício, passo, trote ou galope e suas variações.

A desmite, ou inflamação do ligamento, normalmente está relacionada a tendinites de um ou ambos os tendões, mas lembramos que os traumas diretos, feridas e infecções locais podem ser relacionados como causa. A tendossinovite que leva ao edema dos tendões pode também levar a dificuldade na passagem destes por esta estrutura.

Assim que se inicia o processo inflamatório, a constrição pode ocorrer e a partir deste momento começa a dificuldade da passagem dos tendões, claudicação dos mais variados graus e dor bem como a presença de líquido sinovial em excesso na articulação do boleto.

Como podemos ver, temos algumas causas para este problema, mas normalmente associados aos tendões e sua compressão pelo ligamento anular. Em casos mais graves poderá ocorrer uma inflamação tão intensa e crônica que podemos encontrado necrose destas estruturas.

A principal consequência é a formação de tecido cicatricial com surgimento de aderências levando a inadequado movimento do membro, queda de performance e claudicação.

O diagnóstico baseia-se no exame clínico e se ainda houver dúvida o ultra som poderá ser utilizado.

Para o tratamento clínico será realizado anti inflamatórios sistêmicos, massagens locais e para o cirúrgico a desmotomia do ligamento anular, que é o secção deste ligamento livrando os tendões para trabalharem de forma livre ou podemos fazer uso da tenoscopia.

Este é um problema comum e fácil de ser diagnosticado e tratado. Consulte sempre seu médico veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário