Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Covardia na Escola Estadual Antonio Miguel, Sorocaba

'Ele foi covarde', diz mãe de garota agredida em escola no interior de SP
Garoto deu tapa e chutou a colega na sala de aula.

A mãe da garota que foi agredida na Escola Estadual Antônio Miguel Pereira Junior, no Central Parque, em Sorocaba, no interior de São Paulo, disse ao G1, nesta sexta-feira (13), que a adolescente ainda sente dores nas costas devido ao chute que recebeu do colega dentro da sala de aula.

“Achei que tinha sido uma briguinha de colegas de sala, mas, quando vi as imagens, à noite, eu fiquei passada. Foi sério”, afirmou a diarista Dirce dos Santos, de 46 anos, mãe da garota. “Ela sente dores nas costas e na cabeça, onde a lata de lixo bateu.”

Aluno dá tapa, chuta e atira cesto de lixo em colega dentro da sala de aula A confusão aconteceu na quarta-feira (11) e foi registrada pelo celular de um colega de classe. As imagens, que foram publicadas no YouTube, mostram um garoto dando um tapa na estudante e lhe dando um chute nas costas. O garoto também jogou um cesto de lixo, que acertou a garota na cabeça.

Uma amiga da vítima, que estuda na mesma sala de aula, disse que seus colegas de classe estavam incentivando o garoto a agredir a menina porque ela se apoiou nele para não cair, rasgando “um pouquinho a camiseta dele”, durante uma aula de educação física. “Eles falavam: 'vamos te dar 15 copos de pinga se você bater na menina'”, narrou a amiga. Quando ela se levantou para ir beber água, o garoto partiu para a agressão, ainda segundo a amiga.

"Ele foi covarde de atacar a menina pelas costas. Será que a professora não viu a confusão?", disse a mãe da vítima. De acordo com a diretora da escola, Sueli Terezinha Monteiro Gomes, a professora estava na sala, corrigindo exercícios nas mesas dos alunos e não percebeu o início da briga.

Ao ver as imagens, o irmão da adolescente que estuda no mesmo colégio também não se controlou e revidou, dando um soco no garoto. “Ele me disse que não queria fazer isso. Quando viu o vídeo, não conseguiu se controlar”, contou a mãe.

Suspensão
Os dois garotos foram punidos com três dias de suspensão e, por isso, só voltam às aulas na próxima terça-feira (17). “Três dias ainda é pouco. Ele deveria ser expulso”, disse a colega de sala que presenciou a confusão.

Depois do ocorrido, as famílias dos dois adolescentes foram até a escola e acabaram entrando em um acordo. “Decidiram não levar o caso até a polícia, mas se comprometeram a conversar com os adolescentes em casa”, disse a diretora Sueli.

No entanto, de acordo com Dirce dos Santos, as famílias dos adolescentes foram convocadas a comparecer à delegacia na segunda-feira (16).

Segundo a diretora da escola, todas as providências necessárias foram tomadas, já que os pais foram chamados e os dois alunos foram suspensos.

Divulgação
O aluno que aparece nas imagens nunca teve problemas de indisciplina. “Ele foi incitado pelos colegas. Nas imagens ele está se achando um astro. É a primeira vez que isso acontece em sala de aula”, observou.

Para a diretora, quem disponibilizou o vídeo na internet também cometeu um ato grave. “Estamos tentando identificar quem fez isso. É tão grave quanto a ação do seu colega”, afirmou. Ela também afirmou que a escola trabalha sempre no intuito de coibir atos de violência.

A reportagem não conseguiu entrar em contato com a família do garoto que agrediu a colega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário