Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 25 de março de 2011

Trombose Venosa - Parte 5

Medidas Preventivas

O que fazer para evitar

A profilaxia da Trombose Venosa Profunda e, conseqüentemente, da Embolia Pulmonar, é uma preocupação constante da classe médica e das instituições que produzem este Guia.

A prevenção em regime hospitalar gerou a criação do Protocolo Nacional de Profilaxia da Trombose Venosa Profunda e sua implementação pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e, mais recentemente, o lançamento das diretrizes da SBACV, que orientam a classe médica brasileira em relação à prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

A prevenção extra-hospitalar da doença, é caracterizada por uma série de medidas e posturas simples que devem ser adotadas pelos portadores de condições de risco.

Estas medidas devem facilitar o retorno do sangue venoso.

São Elas:

- realização de pequenas caminhadas rotineiramente a cada 2 horas;

- movimentação ativa dos pés e pernas durante o período em que permanecem sentados;

- utilização de roupas confortáveis e mais largas durante as viagens;

- não utilizar ou utilizar com moderação as bebidas alcoólicas;

- evitar ouso de comprimidos para dormir;

- evitar o fumo;

- as pessoas com maior dificuldade de locomoção devem dar preferência às poltronas no corredor das aeronaves, ou mesmo dos ônibus, visando as caminhadas regulares, ou o deslocamento nas paradas rotineiras;

- utilização sob orientação e prescrição médica, de meias de compressão elástica, particularmente nas pessoas com insuficiência venosa e/ou varizes;

- em algumas circunstâncias, sob estrito controle e indicação médicas, pode ser necessária a utilização de substâncias anticoagulantes.

A utilização adequada destas medidas pelas pessoas portadoras de condições predisponentes ao aparecimento da Trombose Venosa Profunda com certeza irá contribuir para diminuir a incidência de episódios de tromboembolismo venoso em viagens.

Para maiores informações consulte seu médico ou entre em contato com a SBACV

Nenhum comentário:

Postar um comentário