Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 23 de março de 2011

Trombose Venosa - Parte 4

Situações Desencadeantes

O Que Pode Estimular o Aparecimento da Doença

Na população hospitalizada, diversas circunstâncias como a internação com repouso prolongado no leito e grandes cirurgias, vários fatores de risco estão presentes simultaneamente, podendo desencadear o aparecimento da trombose venosa.

Nas pessoas em ambientes extra-hospitalares, a trombose venosa ocorre principalmente em situações em que a estase venosa se acentua nos membros inferiores, isto é, quando se permanece sentado ou de pé por longos períodos, fazendo com que haja uma dificuldade do retorno do sangue ao coração, forçando seu acúmulo nas veias das pernas.

São situações bastante comuns:

- Viagens Aéreas Prolongadas (acima de 10 a 12 horas de duração):

Complicação mais freqüente na classe turística (mas também ocorre na 1 á classe e na classe executiva) por causa de seus assentos mais estreitos e menor distância entre as cadeiras. Os assentos junto às janelas, por dificultarem a movimentação, podem, em certos casos, funcionar como inibidores da mobilização do passageiro. É importante lembrar que os sinais e sintomas da doença podem manifestar-se durante a viagem ou até vários dias após a mesma.

A ingestão de álcool ou de comprimidos para dormir podem, por aumentar a imobilidade e o relaxamento muscular, contribuir para o aparecimento da doença.

- Viagens Terrestres:

As viagens de ônibus, mesmo prolongadas, têm menor influência no desencadeamento da doença. Isto é devido às constantes paradas (a cada 2 ou 3 horas), fazendo com que os passageiros automaticamente se movimentem, diminuindo os efeitos da estase sangüínea. Porém, as circunstâncias especiais que possam prolongar a permanência do passageiro no veículo (engarrafamentos, acidentes, etc) podem facilitar o aparecimento da doença.

Também as viagens de automóvel são possíveis desencadeadores de fenômenos trombóticos nas veias, dependendo, principalmente, do conforto e da permanência prolongada no assento sem mobilização.

Merecem atenção especial os caminhoneiros e alguns motoristas de ônibus urbanos, submetidos a condições extremas de trabalho, com longas e extenuantes horas de trabalho, instalados em assentos pouco confortáveis e em locais com temperatura elevada.

Outro grupo interessante e não menos importante inclui indivíduos idosos e que tem como distração o estabelecimento de infindáveis jogos de cartas ou mesmo outros jogos. É bastante freqüente, em virtude dos longos períodos em que permanecem sentados com as pernas para baixo e mobilizando-se raramente, o aumento da estase venosa e a ocorrência de trombose venosa profunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário