Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 26 de março de 2011

Euvaldo Lodi, um lorde no turfe

Neste domingo, o Hipódromo da Gávea presta homenagem a um grande nome da história do turfe. Trata-se de Euvaldo Lodi, emblemático turfista e renomado criador, Euvaldo foi presidente da Confederação Nacional da Indústria, político, deputado e empresário. De seu Haras Ipiranga, em Jaguariúna, nas proximidades de Campinas, em São Paulo, saíram excelentes animais como Manguari, Jocosa, Al Mabsoot, Berceuse e Kurrupako, que no sábado dará nome a uma prova especial no Jockey Club Brasileiro.

Berceuse é um caso à parte. Filha de Galcador, cavalo ganhador do Derby inglês, ela estreou com vitória nos 1.200 metros na pista de areia da Gávea e estabeleceu novo recorde para a distância. Em 1983, Goumert, criação e propriedade de Haras Ipiranga, levou a prova mais importante do turfe no país: o GP Brasil. Nesta época, o Haras já tinha como titular Milton Lodi, filho do homenageado.

Kurrupako, que será homenageado no sétimo páreo de sábado no JCB, foi um excepcional corredor. Filho de Al Mabsoot e Berceuse, ele correu três páreos com um ótimo desempenho: venceu duas corridas e ainda garantiu um segundo lugar. Uma fatalidade o tirou das pistas: ao galopar durante os matinais na pista de Cidade Jardim, dando os últimos galopes para correr o Derby Paulista, Kurrupako sofreu uma lesão, o que o tirou das pistas. Em seguida, ele foi levado para a reprodução.

por Danielle Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário