Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

segunda-feira, 21 de março de 2011

Índia, um mosaico chamado Índia - Parte 3

A Companhia Inglesa das Índias Orientais, fundada por comerciantes britânicos em 1600, a quem a rainha Elizabeth I concedeu o monopólio do comércio com as "Índias Orientais" - foi o marco para início a colonização da Índia. Desde de 1757, parte da região foi conquistada pela Inglaterra e, em 1858, a coroa britânica assumiu o controle político de todo o país.

Com a Índia colonizada, os dois grandes conflitos mundiais do início do século passado, as duas grandes guerras, tiveram o reforço de tropas indianas, que representaram os ingleses e tiveram importante papel para o desfecho dos confrontos. Em meio aos combates, uma figura se destacou por sua política de não-violência, trazendo para a Índia a esperança da liberdade. Essa figura que representava a resistência ao colonialismo britânico era Mahatma Gandhi, que junto com outros líderes políticos, como Jawaharlal Nehru, levou, com atitudes pacifistas, a Índia à independência, em 1947.

Gandhi foi mentor do moderno estado indiano e defensor do princípio de não-agressão, porém de protesto e ativismo, como um meio de revolução. Com isso, ele mobilizou a população a reagir. Incentivou os indianos, por exemplo, a produzir os próprios tecidos, para mostrar que não precisavam depender da Inglaterra, por isso, a imagem do líder pacifista se tornou o símbolo do país. A título de curiosidade: a produção de têxtil na Índia é uma dos setores mais prósperos da nação.

Mas o período de colonização inglesa, apesar dos pesares, contribui com o avanço da Índia em alguns setores. Vale citar a introdução dos sistemas de trens, que cobre todo o país, e as bases que levaram à modernização nas comunicações.

Hoje, a Índia é um país auto-suficiente, principalmente, em relação aos alimentos. Com a maioria da população vegetariana - a maior parte não come carne, pois, entre os indianos, o boi é um animal sagrado - faz com que a agricultura cresça e que o povo não tenha carência com a alimentação. Outro aspecto da auto-suficiência é a política adotada, como o "sistema de conselho municipal", chamado Panchayati, constituído por cinco membros, geralmente mais idosos, portanto, para eles, mais sábios, que cuidam dos assuntos da comunidade. Essa cultura vem dos tempos ancestrais, decorrente dos clãs, que foi caindo em desuso. A autoridade legal desses conselhos foi restaurada oficialmente em 1989, por Rajiv Gandhi. Assim, dois milhões e meio de habitantes das vilas são eleitos para posições no panchayat e o governo é exercido por pessoas comuns, que fazem da democracia um fenômeno, genuinamente, de massa.

Por Bianca Encarnação

Nenhum comentário:

Postar um comentário