Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

segunda-feira, 21 de março de 2011

HEMATOMA SUB SOLEAR

Saúde Equina, por Tony Gusso

HEMATOMA SUB SOLEAR

Hoje falaremos de uma causa comum de claudicação em equinos, o hematoma sub solear.

Fazendo sempre uma analogia com o ser humano, o cavalo com casco mal cuidado, ferradura inadequada e sem casqueamento corretivo, corre o risco de não resistir a atividades físicas, perde performance, por desenvolver inflamações como um atleta por não cuidar dos seus pés.

O casco do cavalo é um estojo córneo, insensível, composto principalmente por proteínas (queratina) que recobre e protege o último osso dos membros, a falange distal, além de vasos sanguíneos, ligamentos e tendão. Sua função além da proteção está relacionada ao amortecimento, sustentação, impulsão e bombeamento de sangue através de uma de suas partes, a ranilha.

Ambiente inadequado, fatores nutricionais, fatores hereditários, casqueamento e ferrageamento são assuntos que abordaremos nas próximas semanas que influenciam a qualidade desta estrutura tão importante que como se diz no mundo do cavalo NO FOOT NO HORSE (sem casco não há cavalo).

O hematoma ocorre principalmente em animais que andam em pisos com pedras ou irregulares e que por este motivo acaba ferindo um ponto restrito da sola, o que leva ao aparecimento de pequenas manchas vermelhas, o hematoma na parte de dentro da sola. Estas lesões causam muita dor pela pressão aumentada no local e que desaparecem assim que o sangue é drenado. A limpeza diária do casco é a única forma de se avaliar e saber se o animal apresenta alguma lesão que possa comprometer sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário