Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 9 de março de 2011

Taubaté agora é a capital nacional da literatura infantil

Taubaté agora é a capital nacional da literatura infantil. O título foi confirmado na última terça-feira (01/03), quando a presidente da República, Dilma Roussef, sancionou a Lei nº 12.388, que confere o título à cidade natal do escritor Monteiro Lobato, o maior escritor nacional desse gênero literário.

Lobato é o autor das histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, onde criou personagens como Emília, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Tia Nastácia e Visconde de Sabugosa.

No Sítio, onde nasceu e viveu o escritor, funciona atualmente o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, que recebe cerca de dez mil visitantes por mês.

Em fevereiro desse ano, o Sítio do Picapau Amarelo foi municipalizado, com aprovação unânime dos vereadores locais. A prefeitura deverá assumir a gestão do local ainda neste ano.

A proposta de transformar a cidade na capital nacional de literatura infantil havia sido aprovada pela Comissão de Educação do Congresso Nacional em 14 de dezembro do ano passado, após tramitar na Câmara dos Deputados.

Com o título, Taubaté deverá desenvolver propostas de turismo cultural. "Queremos desenvolver o turismo cultural e histórico na cidade", afirma a diretora de turismo da prefeitura e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Maria Lúcia Paiva.

Um dos projetos nesse segmento deve ser a realização da Feira Literária Infantil de Taubaté, evento anual com apresentações teatrais, culturais e divulgação da literatura infantil, nos mesmos moldes que a Flip, em Paraty. A proposta é realizar a primeira edição da feira ainda em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário