Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 12 de março de 2011

DIANA, GRANDE PRÊMIO DIANA - G 1 - GÁVEA 2/03


INCHATILLON VENCEDORA DO GRANDE PRÊMIO DIANA 2010


A origem desta prova é inglesa e data do século XVIII quando foi criado o Oaks Stakes, corrido em Epsom, em 2 mil 400 metros. Por isso, a vencedora do Diana é conhecida como a Oaks winner.

Esta prova é disputada em todos os turfes mais importantes do mundo, ainda que em diferenças distâncias e com nomes diversos. Na França, é o Prix de Diane, por exemplo. Já na Argentina é o Gran Premio Selección. Aquele em 2 mil 100 metros, grama, este em 2 mil metros na pista de areia do Hipódromo de Palermo.

No Brasil, durante muitos anos, foi o Brasil das éguas e em 2 mil 400 metros. Nesta época, o grande destaque foi a argentina Tirolesa, criação do Haras Argentino e propriedade do Stud Seabra, campeã em quatro anos consecutivos, de 1948 a 1951 e que serviu de suas despedidas das pistaz.

Somente em 1953, passou a ser o Oaks da Gávea, na mesma citada distância. Em 1963, desceu para os 2 mil metros onde é corrido até hoje. A lista de suas campeãs é impressionante: Platina, Joiosa, Courageuse, Turqueza, Emocion, Althea, Edição, Elamiur, Emerald Hill, Asola, Rasharkin, Indian Chris, Virginie, Sweet Eternity, Be Fair e Coray, entre outras.

O Diana passou a ser a segunda prova da tríplice coroa carioca de potrancas no ano em que esta disputa passou a existir no Rio, em 1979. Desde a sua criação, apenas três potrancas conseguiram o difícil feito: Indian Chris e as irmãs Virginie e Be Fair.

Os turfistas este ano estão empolgados com a possibilidade de termos mais uma, Olympic Message que deu um show especial na primeira prova, os 1 mil 600 metros do GP Henrique Possollo (Grupo I). Filha de Wild Evdent e Mère Catherine, pro Jules, ela é de criação do Haras Santa Maria de Araras e defende as cores do Haras Regina, de Sérgio Coutinho Nogueira. Vencendo como muitos acreditam, ficará só faltando os 2 mil 400 metros do GP Zélia Gobnzaga Peixoto de Castro (Grupo I), marcados para o dia 17 de abril.


jcb

Nenhum comentário:

Postar um comentário