Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 11 de março de 2011

Canchas Retas, Saudade das canchas


Os “proibidos” arrancadões (de carros ou motos) sempre fascinaram os loucos por velocidade. E são comuns em todo o país, inclusive em Três Lagoas. Mas por aqui uma outra modalidade de corrida também já atraiu grande número de pessoas, incluindo jovens. Trata-se das corridas de cavalo, que num passado remoto reunia multidões em uma pista localizada no parque São Carlos. As pessoas se dirigiam para lá de várias regiões da cidade de Tres Lagoas. Além de uma opção de lazer aos finais de semana, muitos frequentavam o evento para ganhar algum dinheiro apostando nos animais mais ligeiros. Vale lembrar que não havia nenhum puro-sangue nas pistas, “mas era até emocionante ver os pangarés na pista”, brinca um rapaz que não perdia uma corrida.

A cancha do São Carlos deu lugar às moradias, mas as corridas aconteceram também em outros locais. Um deles era na Vila Haro, onde atualmente funciona um pesque-pague e na Rua Urias Ribeiro, conhecido como Boiadeira,nas imediaçoes do Alto da Boa Vista, por exemplo, funcionou uma, onde corriam não só adultos, mas também a criançada. Hoje não se tem notícia de alguma pista na cidade.

As canchas são uma improvisação dos jockey clubs, que desenvolvem suas corridas em locais denominados hipódromos, constituidos por pistas de corridas, de areia ou grama e pavilhões. É também chamado de turfe, do inglês “turf”, que designava os primeiros eventos de corrida de cavalos. No Brasil o esporte chegou em meados do século XIX.

Embora elas não sejam mais comuns na cidade, na zona rural acontecem com frequência.

http://www.hojems.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário