Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

terça-feira, 28 de setembro de 2010

QUARTO DE MILHA

Quarto de Milha - História
O Cavalo Quarto de Milha foi a primeira raça a ser desenvolvida na América. Os Quarto de Milha surgiram nos Estados Unidos em 1600, originários de raças da Arábia e Turquia. Os garanhões dessas raças eram cruzados com éguas da Inglaterra, desses cruzamentos, resultaram cavalos compactos, versáteis, com músculos fortes, que podem correr distâncias curtas com mais velocidade do que qualquer outra raça.
Em meados de 1955, os cavalos Quarto de Milha vieram para o Brasil, logo quando a SKR (Swift-King Ranch) importou seis cavalos dos EUA para o país.
Hoje, existem mais de 285 mil cavalos Quarto de Milha registrados no Brasil, divididos entre 39 mil criadores e proprietários. O principal centro de criação da raça Quarto de Milha concentra-se em Presidente Prudente, interior de São Paulo.
Características principais do Cavalo Quarto de Milha
Os cavalos Quarto de Milha são reconhecidos pela facilidade de domar, docilidade e inteligência. Os cavalos desta raça possuem grande capacidade de mudar de direção, com partidas rápidas e paradas bruscas. Sendo considerado o Quarto de Milha, o cavalo mais veloz do mundo. O cavalo Quarto de Milha se destaca principalmente em provas Western, corridas e trabalho no campo por ser muito dócil, robusto e veloz. Os cavalos Quarto de Milha são adaptáveis a qualquer situação, podendo se transformar também em instrumento de força, transporte e imbatível em provas eqüestres. Já no nordeste do país, o Quarto de Milha é o melhor em vaquejada.

Anatomia do Cavalo Quarto de Milha
Os cavalos Quarto de Milha geralmente medem 1,52m, possuem uma cabeça pequena, fronte ampla, olhos grandes e afastados e um perfil bastante reto. Seu pescoço em forma de “pirâmide” possui uma linha superior reta, dorso e lombos curtos, já a garupa é levemente inclinada, o peito profundo, membros fortes com excelente musculatura.



Padrão da Raça Quarto de Milha

» Temperamento: dócil, rústico e muito inteligente
» Inseminação Artificial: Normalmente só a quente, não há um limite de éguas - mediante autorização do Conselho Deliberativo da Associação, que também permite transferência de embrião;
» Andamento: harmonioso, em linha reta, natural e baixo. O pé é levantado levemente e recolocado de uma só vez no solo, carcterizando-se no trote de campo;
» Peso: macho e fêmea pesam geralmente 500 kg ;
» Altura: Geralmente 1,50m;
» Porte: De médio a grande.

Aptidões Cavalo Quarto de Milha
Por ser considerada uma das raças mais versáteis do mundo, os cavalos Quarto de Milha podem ser utilizados em corridas planas, saltos, provas de rédeas, três tambores, balizas, hipismo rural e lida com o gado.

Pelagem Cavalo Quarto de Milha
As pelagens oficiais de um cavalo Quarto de Milha são: alazão, baio, alazão tostado, baio amarilho, castanho, cremelo, lobuno, perlino, preto, rosilho, tordilho e zaino. Entretanto, a raça Quarto de Milha pode possuir alguns pêlos brancos em determinada área do corpo, passando disto, já se descaracteriza a raça.

Curiosidades
Como sabemos, o cavalo Quarto de Milha é considerado o cavalo mais rápido do mundo. O recorde atual marca 20 segundos em uma distância de um quarto de milha, ou seja, 400 metros

http://www.estancia4m.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário